Commodities são produtos primários de origem natural e baixa industrialização, e são fungíveis: se gastam após o uso e podem ser substituídos por qualquer um do mesmo tipo, sem diferença entre marcas.
As commodities estão presentes em tudo que usamos no mundo moderno, desde energia e transporte até a nossa alimentação e a dos animais. Elas desempenham um papel fundamental em várias indústrias da economia global, com os preços sendo influenciados pela oferta e demanda, condições climáticas e crescimento econômico.
Eu fiz uma playlist no canal com 10 vídeos sobre as melhores commodities para se investir e operar, tem imagens incríveis e as informações mais relevantes sobre elas, confere lá.
Nesse artigo eu listei essas 10 commodities por valor de mercado pra gente entender os padrões que surgem daí.
1º Energia
O petróleo e o gás natural lideram de longe a lista dos maiores mercados de commodities do mundo, com valor de 2 trilhões e 1 trilhão, respectivamente, em uma economia mundial estimada em 88 trilhões de dólares por ano. Isso porque eles são a base da economia, a energia utilizada em todas as outras indústrias e processos, com 4,5 bilhões de toneladas de petróleo usadas por ano e 2 trilhões de toneladas de gás natural.
2º Agrícola
A seguir, como 3º e 4º maiores mercados de commodity da nossa lista, temos a dupla agropecuária: o boi gordo e seu prato preferido, o milho, a planta mais cultivada do planeta, sendo que só 10% é usado para alimentação humana, a maior parte é para produzir etanol-combustível ou para ração de animais. Cumprindo uma função semelhante à do milho, como biocombustível e ração, vem a soja, em oitavo da nossa lista.
O fato de o mercado do boi gordo ocupar o terceiro lugar em tamanho é simbólico, destacando que a alimentação é a necessidade primordial na vida. A complexa cadeia de produção do gado, que se estende por anos e envolve milhares de participantes e tecnologias, torna esse mercado mais significativo até que o das commodities agrícolas e metálicas.
3º Metálica
As metálicas são a próxima categoria de destaque, com o cobre como quinto maior mercado, 200 bilhões de dólares, mas ainda assim 10 vezes menor que o petróleo, e 10 vezes maior que a prata, olha que incrível, a prata, que a gente relaciona a riqueza, mas é um metal mais raro que o cobre, que é usado principalmente em eletroeletrônicos, e por isso se tornou o metal do mundo moderno.
4º Bens de Luxo
As últimas três commodities que completam nossa lista também formam claramente uma categoria própria, que são o café, açúcar e cacau. Os três são produtos de origem agrícola, mas que passam por um leve grau de industrialização para chegar ao produto final que consumimos. Ainda são mercados de dezenas de bilhões de dólares, mas não chegam às centenas de bilhões, pois são bens de luxo, apesar da penetração que esses produtos tem na sociedade, café, açúcar e cacau, são fundamentais mas não são necessidades vitais como é a energia do petróleo e do gás e o alimento, do boi e milho.
O Tamanho do Mercado e o Trade
Lembrando que o tamanho de mercado que a gente considera aqui é o somatório do valor das empresas que atuam diretamente nesses setores, mas se a gente considerar todos os derivativos e a alavancagem que cada uma dessas commodities gera, o tamanho do mercado financeiro chega a ser 20, 30 vezes maior do que o mercado físico desses produtos.
Então você tem 20 vezes mais liquidez do que teria se os contratos futuros de boi gordo, por exemplo, só pudessem ser comercializados por quem está comprando ou vendendo o boi físico. Toda essa liquidez que os investidores geram é boa para o produtor, o fazendeiro, e é ótima para nós, traders e investidores, que conseguimos lucrar com todas essas commodities, a partir de uma só regra e metodologia, que é a análise técnica.
Eu tenho artigos sobre todos os temas que você precisa pra conseguir lucrar com essas commodities, e uma playlist no YouTube com belas imagens sobre elas.
Veja abaixo meu vídeo sobre as 10 Commodities: