Nesse artigo, você vai entender os 4 pilares que sustentam o Trader vencedor. A ausência de algum desses pilares com certeza vai te fazer quebrar, mesmo que demorem 5 anos, alguma hora quebra e desiste do mercado se não tiver esses 4 pilares.
1) Metodologia
Metodologia, nosso primeiro pilar. Ao contrário do que muitos pensam, o Trader não fica olhando o gráfico procurando todos os padrões que ele já ouviu falar na vida, ele cria um conjunto de critérios que balizam sua tomada de decisão. Esse conjunto de critérios é a sua metodologia operacional.
Se você acha que metodologia é a mesma coisa que sinal de entrada, então deixa eu esclarecer essa questão. Uma metodologia vai te fornecer sim alguns sinais de entrada numa operação. Mas ela também vai determinar como estipular a relação risco retorno, ela vai te dizer também como decidir o tamanho da mão que você entra em cada operação, apesar disso começar a esbarrar na questão de gerenciamento, é parte da metodologia a calibragem de mão de acordo com a quantidade de confluências. A metodologia vai te dizer o que fazer em dias de divulgação de dados de muito impacto pro mercado. Todo o acervo técnico está contido dentro da metodologia.
Essa metodologia pode ser de tendência, de reversão ou de lateralidade, tudo parte da definição do seu perfil. Mas as métricas da tomada de decisão precisam ser claras, por exemplo, os alvos da minha metodologia são sempre com fibonacci, sempre mesmo, sem exceção. A relação risco-retorno da minha metodologia sempre precisa ser positiva, e o stop sempre tem que ser técnico, portanto se o stop técnico estiver mais distante do que o próximo alvo de fibonacci eu não posso entrar na operação porque a relação risco-retorno vai ser negativa, mesmo que eu queira entrar na operação, eu não posso, minha metodologia me proíbe.
Essa seria a parte em que eu digo pra você comprar meu curso porque eu entrego toda a minha metodologia de tendência e ainda dou suporte individual para cada aluno, mas vai ver, o seu perfil é de scalper, então meu método de Tendência não vai servir. Mas se seu perfil for operar tendência, eu te convido a conhecer o meu curso, com acesso vitalício e suporte direto comigo.
2) Gestão
Gestão. De que adianta ter uma metodologia se você arrisca 30% da conta em uma única operação? É por isso que o segundo Pilar do Trader é a forma como ele gerencia o financeiro. Tem uma frase de um grande Trader chamado Larry Hite que diz: se você não apostar não poderá vencer. Mas se perder todas as fichas não poderá apostar.
O saldo que você depositou na corretora para fazer Trade é a sua munição. Você vai gastar a sua munição toda com uma capivara? E se passar uma onça depois? Você precisa ter vários tiros, quanto mais melhor. Tem Trader que arrisca só 1% por operação, ou seja, simplificando aqui, eliminando questão de alavancagem, é como se o filho da mãe tivesse 100 mil reais mas só arrisca tomar um stop de mil. Isso é disciplina.
Então quando o Larry Hite diz que se você não apostar não poderá vencer ele tá te dando um incentivo para assumir o risco, sai da poupança, sai da renda fixa, mas aí ele complementa dizendo “se perder todas as suas fichas, não poderá apostar” ou seja, assuma risco mas com gerenciamento, pq perder todas as fichas significa quebrar sua conta de Trade, ir a zero, ou abaixo disso em casos específicos onde a corretora não conseguiu fechar sua operação por falta de margem.
É você quem determina quantos porcento vai arriscar por operação, não precisa ser necessariamente 1%, pode ser 3, 5, 7% agora você concorda que chega um ponto, 20% por operação, que não faz sentido, vai quebrar. Pode aguentar 3 anos, mas alguma hora quebra se não tiver um forte pilar de gestão. Eu tenho uma super aula de gerenciamento no YouTube, é bem antiga mas vale a pena assistir.
O próximo Pilar é o comportamental, mesmo tendo uma metodologia e um gerenciamento você pode se deixar levar por emoções e acabar fugindo do método e fugindo do gerenciamento. Então aqui vão algumas dicas para você fortalecer o pilar do comportamental. Primeiro, você vai dar um passo atrás, e voltar lá na questão da metodologia para saber se ela não é muito subjetiva. Quanto mais subjetiva for sua metodologia, mais emoções você vai ter na hora de operar. Então certifique-se que sua metodologia é objetiva para te dar mais apoio no psicológico.
Segunda dica para fortalecer o pilar do comportamental: reduza o financeiro a ponto de ser um valor tão baixo que pareça quase perda de tempo ficar acompanhado os Candles se formando. E aí gradativamente você vai aumentando o financeiro, mas você precisa fazer algumas operações de 20, 30 reais, sem nenhuma emoção envolvida, pra você ter condições de mais à frente fazer operações de 20, 30 MIL reais. Quanto mais expressivo for o valor financeiro, mais emoções você vai ter na operação, isso é um fato.
Imagina que alguém me acorda no meio da noite, sacode minha cabeça “Caio Caio acorda, você acabou de perder 20 reais”, eu vou falar “E pra quê que você me acordou por causa de 20 reais?” Agora, se a pessoa fala que eu perdi 100 mil reais, o coração já vai disparar. Então, é evidente que se você tá operando com muitas emoções é porque o financeiro tá alto, não tá condizente com a sua atual realidade. E cada um tem sua realidade, 200 reais pra uma pessoa já pode ser muito, para outra 2 mil, então se pergunte qual o valor financeiro que você está disposto a perder.
Esse número é seu, e ninguém precisa saber, não poste valores nas redes sociais que isso pega mais ainda no psicológico. Mais uma dica desse pilar comportamental, o corpo humano é uma máquina que possui certas necessidades, quer queira você ou não você tem que fazer exercício físico pra ficar cima mente boa para operar! “Ah mas tem trader que é gordo”. Pouquíssimos. Os traders que eu conheço que são bem sucedidos mantêm uma rotina de exercícios. Corpo são, mente sã. Para fazer Day Trade em alta performance tem que estar com a mente boa.
4) Contexto
Quarto Pilar é o contexto, de que adianta tudo isso que a gente falou, se você vai entrar cegamente nas operações sem saber o que se passa no mundo? Todos os mercados são interligados, é preciso olhar juros, ouro, dólar, S&P 500. Tem gente que opera sem nem saber que é feriado lá fora, a liquidez da nossa bolsa é drasticamente reduzida quando é feriado nos Estados Unidos.
Isso porque eu estou falando do contexto geral, mas tem o contexto também do gráfico que você tá operando, por exemplo, o mini índice oscilava 500 pontos já era muito, aí do nada, lá em 2020 eu tava operando estourou a pandemia, passado os circuit breakers eu percebi que a oscilação do mini índice mudou totalmente, o esforço que ele fazia para oscilar 300 pontos, agora ele dava um tiro de 2 mil pontos.
Então eu me atentei ao contexto. Os stops técnicos ficaram maiores, então eu tive que reduzir o financeiro para dar conta daqueles stops.
Teve gente nessa época que nem se ligou nessas questões, vem com frase pronta “a volatilidade é amiga do Trader”, tá bom. Mas o contexto dessa volatilidade mudou, então eu tenho que me adequar a isso, me adequar a esse novo contexto.
Identifique a Tendência
O próprio Al Brooks fala para se atentar a que tipo de mercado a gente tem nesse pregão, porque ontem estava direcional, hoje pode estar mais lateral, se eu uso uma metodologia de tendência e identifiquei que o contexto é menos propício ao meu operacional, eu nem vou operar naquele dia. Partiu praia, peço um trio do mar, cervejinha, amanhã é outro dia.
Mas eu quero saber quais desses 4 pilares você tem mais dificuldade, para eu escrever sobre essa questão.
Veja o vídeo que eu fiz sobre os 4 Pilares do Trader:
>> Veja também: