Mercado do COBRE para investidores e Traders (metais industriais)

O Cobre é uma das Commodities Mais Essenciais Para a Economia Moderna e Você Pode Investir Nele

O cobre é o terceiro maior mercado de metais do mundo, com uma produção anual de 22 milhões de toneladas, que geram quase 200 bilhões de dólares, ficando atrás somente do minério de ferro e do ouro.

Esse é o segundo metal mais condutível à eletricidade, depois da prata, mas com um custo-benefício melhor, custando 80 vezes menos: uma tonelada de cobre sai por 9 mil dólares, e uma de prata, 700 mil.

laro que esses preços estão sempre mudando, mais à frente vamos ver a análise técnica do cobre. Nesse artigo você vai saber as informações mais importantes sobre esse mercado e como lucrar com esse esse metal indispensável para a economia moderna.

O Cobre é o elemento 29 da Tabela Periódica, símbolo Cu

Da Idade do Bronze ao Novo Petróleo

Conforme a gente substitui o petróleo pela eletricidade, o cobre vai ser cada vez mais demandado, e esse mercado deve crescer mais de 4,5% ao ano até 2030, com o cobre já sendo chamado de “o novo petróleo”, com o preço podendo ir dos atuais 9 mil para mais de 20 mil dólares a tonelada. 

E não é a primeira vez. O cobre é o metal mais antigo utilizado pela humanidade, já são 10 mil anos de uso, mas seu maior impacto foi há 5 mil anos, quando aprendemos a fundi-lo com outros metais, o que nos levou da Idade da Pedra para a do Bronze, já que o bronze não é um elemento da natureza, como o ouro e a prata. 

O bronze é uma criação humana, uma liga metálica de cobre com outros metais, geralmente o estanho. Antes disso, a humanidade só era capaz de trabalhar madeira e pedra, então o cobre proporcionou um grande avanço à civilização. 

Espadas escandinavas do início da Idade do Bronze

Cobre no Mundo Moderno

O mundo moderno precisa de cobre: em fios elétricos, cabos de telecomunicação, chips, painéis solares, turbinas eólicas e equipamentos digitais, do celular ao computador. 70% do cobre é usado em eletroeletrônicos, outros 15% pela indústria de construção, para encanamentos de água e de aquecimento, já que o cobre é um metal maleável e resistente ao calor e à corrosão. Outros 15% são usados por outras indústrias, como a de transportes, em trilhos de trem, e a de equipamentos médicos. 

Os maiores consumidores de cobre são os países que mais crescem, como a China, que absorve 54% da produção mundial, e os que produzem mais eletrônicos, como o Japão, que usa 12 kg de cobre por habitante/ano, os Estados Unidos 10 kg, e a Europa, 9. 

No início do século XX, a demanda por cobre era de meio milhão de toneladas por ano, e atualmente é de 22 milhões. O cobre é tão ligado à economia moderna que é chamado de  ‘Doctor Copper’: uma queda no preço indica que a economia vai mal, e se o preço do cobre sobe, é o diagnóstico do Doctor Copper que a economia vai bem. 

A maior parte dos eletroeletrônicos depende de cobre

Quem Produz o Cobre

O maior produtor de cobre, e onde ficam as duas maiores minas do mundo, é o Chile, com quase 6 milhões de toneladas por ano, 27% da produção mundial, e mais que o segundo e terceiro colocados somados, que são o Peru, com 10%, e a China, com 8%, seguidos de Congo e Estados Unidos. 

A produção do cobre pode ser dividida em 3 etapas: mineração, fundição e refino. Na mineração, o minério de cobre é extraído das jazidas subterrâneas ou a céu aberto. Na fundição, o minério bruto é transformado em concentrado, e no refino, é elevado o grau de pureza. 

Gráfico da produção e uso do Cobre de 1900 a 2020
A produção e consumo de Cobre aumentou 25x entre 1900 e 2020

Como Investir em Cobre

A maior empresa do ramo é a chilena Codelco, que produz 1,5 milhão de toneladas de cobre por ano, e a segunda é a Freeport, do Arizona, o estado americano com mais cobre. No Brasil, 90% das minas estão no Pará e em Goiás, com as maiores produtoras sendo a Paranapanema e a Vale. 

Os maiores ETFs do setor são o CPER, que reúne vários contratos futuros de cobre. Ou o COPX, que reúne ações das 39 maiores mineradoras de cobre na B3.

 

Dá uma olhada no meu vídeo sobre o cobre:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: