Quais os principais MERCADOS que devemos acompanhar (✅ Montando sua Watchlist)

Como Montar sua Watchlist de Ativos: Dólar, Índices, Ações, Criptos

Existem alguns mercados mais importantes de serem monitorados. É aquele negócio, mesmo que eu não vá operar o dólar, eu quero saber como está a tendência do dólar. Eu vou literalmente montar uma Watchlist do zero com você.

 

Watchlist é simplesmente uma lista de índices, ações, criptos, diversos mercados, ordenada de acordo com a relevância daquele mercado de uma maneira geral ou de acordo com o impacto nos ativos que você estiver operando. Calma, que eu vou simplificar.

 

 

As Relações Entre os Ativos

Mas eu preciso dar um passo atrás aqui e ir do zero mesmo para ninguém ficar perdido. Todos os mercados estão de alguma forma relacionados. Como a gente tem visto nos últimos artigos e vídeos no canal, em cima da obra de John Murphy. Por exemplo, as commodities se movem na direção oposta ao dólar.

A Bolsa brasileira, se move junto com a americana, existem correlações negativas e positivas, o nosso índice Bovespa tem correlação positiva com o S&P 500, já as commodities, têm correlação negativa com o dólar. O ponto aqui é que você jamais opera no day trade, swing trade, position, ou mesmo investimentos, olhando para um único mercado. Você não tapa a visão como se fosse um cavalo, tem que olhar para vários mercados. Se a parada fosse fácil, ninguém trabalharia no McDonald’s, geral ia ser day trader.

Então agora eu vou mostrar os principais mercados a se acompanhar, e esse vídeo atende ao trader e investidor de qualquer mercado, seja Bolsa brasileira, Criptos, Forex, eu vou mostrar os principais mercados de todas as categorias.

Já que eu mencionei aqui Bolsa brasileira, só pra eu num esquecer de falar, esse canal é parceiro do BTG Pactual, é pelo BTG que a gente opera Day Trade com a plataforma Profitchart, e é pelo BTG que a gente investe pro longo prazo.

Minha Watchlist

Vou começar acrescentando aqui na Watchlist, nossa lista de mercados monitorados, SPY, por que? Por que não o SPX? Então, o primeiro ETF emitido no mercado norte-americano foi o SPY em 1993, que é o maior fundo negociado desde então.

Ele rastreia a oscilação do S&P 500, que é o principal benchmark do mercado americano, e é por isso que ele é usado como base para comparar força relativa entre ações individuais e setores do mercado, explicação detalhada desses e outros ETFs muito importantes você encontra no livro do John Murphy que eu estou destrinchando aqui no canal.

Se alguém estiver pensando “mas por que não o SPX?” Gente, olha aqui a comparação dos dois gráficos, SPY e SPX, a diferença é de alavancagem, um tem mais casa decimal que o outro, quer olhar o SPX?

Beleza, não tem problema, se você quer só uma referência de como está o S&P 500 para operar bolsa brasileira, beleza, pode olhar o SPX, mas como eu disse, o SPY é o maior fundo de ações negociado e foi o primeiro a ser criado, eu prefiro colocar o SPY aqui na minha Watchlist.

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: