Trade ou investimento – Qual escolher? (A VERDADE)

Entender as Diferenças entre Trade e Investimento é Crucial no Mercado

Nesse artigo, vamos comparar duas abordagens de negociação de ativos financeiros, que é o trade e o investimento. Ambas podem ser aplicadas em qualquer mercado, sejam commodities, ações, índices, cripto. 

Muita desinformação está circulando na internet em relação ao investimento, mas principalmente em relação ao trade. Então vamos ver a definição exata de cada uma dessas abordagens, vantagens e desvantagens, questões de horizonte temporal e outros temas importantes.

Quando se fala em trade e investimentos, estamos falando em colocar uma parte do nosso capital em risco com a expectativa de obter um retorno financeiro, um lucro por ter corrido risco. No mercado existe um dilema do risco e do retorno. 

Se eu quiser um risco baixo terei que me contentar com retorno baixo, mas se eu tenho a intenção de ter um grande retorno, tipo dobrar meu dinheiro em algumas semanas, eu necessariamente vou ter que assumir mais risco. Tanto trade quanto investimento envolvem risco de perdas financeiras, e também oferecem proporcionalmente o potencial de ganhos financeiros. Mas qual a definição de trade?

 

Os Diferentes Prazos de Investimento

O termo trade vem do inglês “trocar” ou “negociar”. No universo financeiro, trade é o ato de comprar e vender um ativo financeiro com o objetivo de lucrar com a diferença de preço. Então comprei a 10 reais uma ação, vendi a 15, fiz 5 reais de lucro por ação.

O Day Trade é quando se compra e vende um ativo no mesmo dia. Se você comprar hoje e vender no dia seguinte, ou na semana seguinte, já não é mais day trade, entra na categoria de Swing Trade ou de Position Trade. Todas as categorias de Trade envolvem o chamado timing de compra e timing de venda. Pro trader o timing tem um peso muito grande, algo que pro investidor pode não ser tão relevante assim, como veremos aqui.

O Trade é uma abordagem de negociação que dá ênfase ao preço, partindo da premissa que o preço desconta tudo, então todas as informações que eu preciso pra saber a hora de clicar o botão de comprar e vender, todas as informações já estão contidas no preço. E aí a gente tem os traders de análise técnica que observam o comportamento do preço através de gráficos, pode ser gráfico candlestick, barras, renko, heikin ashi, e tem o trader de tape Reading, que olha pro book, times and trades, alguns até usam gráficos em conjunto com tape reading.

 

Investimento é de Longo Prazo

Mas onde que entra o investimento nessa história? Porque se eu compro bitcoin hoje e vendo só daqui a um ano, observando exclusivamente o preço, foi um trade. Olha que engraçado. Foi um trade de longo prazo, mas foi um trade, eu olhei só preço, e lucrei com a oscilação do preço, vendi num preço mais alto do que comprei, isso é um trade. 

Beleza, o trader até consegue fazer um trade de longo prazo, mas o investidor, nunca vai investir hoje para no dia seguinte já sacar os lucros. Isso não existe. Ou seja, um trade pode levar duas semanas, dois meses, mas também pode ser aplicado num horizonte temporal curtíssimo. O investimento não pode ser em um prazo tão curto quanto o Day Trade.

 

Investimento Considera os Fundamentos

O investidor não necessariamente precisa carregar 5 anos o ativo que ele comprou, pode ser um horizonte de investimento mais curto, um ano, por exemplo. Mas não existem ferramentas no universo do investimento que permitam que essa abordagem seja aplicada num prazo tão curto quanto o day trade. 

A maior diferença do investimento pro trade, é que investidor não parte da premissa que está tudo embutido no preço, como faz o trader. O investidor busca informações para além do gráfico. O investidor leva em consideração os fundamentos.

Mas o que são os tais dos fundamentos que uma pessoa observa para tomar uma decisão de investimentos? A gente tem os fundamentos macro, como está indo a economia de uma maneira geral, como está indo o setor em que você está pensando em investir, e a gente tem os fundamentos da própria empresa que você quer investir, a saúde financeira dela, como foi o último balanço, qual o endividamento. Eu estou usando exemplo aqui com ações, mas é evidente que todos esses conceitos valem pro cara que investe em fundo imobiliário, que investe num ETF, etc.

 

Trade Inclui Mais Risco

O Trade tende a ser mais arriscado que investimento, mas a questão é mais complexa que isso. Pensa comigo. O Trader limita perdas financeiras com uso do chamado stop loss, então o mercado foi contra o Trader ele vai perder 1% e fecha a operação, sai fora do mercado. E o investidor? Muitas vezes ele fica vendo o mercado derreter 20, 30, 70% na cabeça. Até saírem novos relatórios dizendo que os fundamentos mudaram o mercado já pode ter derretido muito. 

Mas no geral, o Trader vai se expor a um risco muito maior do que o investidor por uma série de motivos. O trader faz mais movimentações no mercado do que o investidor, no caso do day trader ele pode fazer 30 operações em um único dia. Isso por si só já acarreta mais risco. O trader geralmente vai usar alavancagem muito alta e vai negociar ativos como mini-índice e mini dólar, que de fato envolvem um grau de risco maior do que simplesmente abrir o Home broker e investir em uma ação. 

 

Trade e Investimento Não São Excludentes

Então nesse artigo você não vai ver puxar sardinha ou demonizar o trade ou os investimentos, vamos entender de fato prós e contras e quando chegar no final você vai escolher qual o mais apropriado pra você, pro seu perfil, pros seus objetivos, e existe inclusive a possibilidade de você fazer uma combinação dos dois. 

Não tem nenhuma lei que proíba um Trader de ter investimentos de longo prazo, e nenhuma lei proíbe o investidor de fazer operações de curto prazo para aproveitar alguma oportunidade que ele identificou no mercado. Então tem horas que eu boto o chapéu do Trader, tem horas que eu boto o chapéu do investidor. Percebe que não necessariamente é um versus o outro.

Um rápido recado aqui do nosso parceiro BTG Pactual, se você não tem corretora de bolsa de valores, ou tem mas está pensando em mudar, vem pro BTG Pactual, que é considerada a corretora que melhor atende ao trader e ao investidor, a maioria das corretoras vai focar em um só, mas o BTG consegue atender aos interesses do trader e do investidor, então clica aqui para abrir sua conta no BTG Pactual.

 

Quais Fundamentos Observar?

A gente passou muito rápido pela questão dos fundamentos, então deixa eu esclarecer algumas coisas aqui. No universo dos investimentos, “fundamentos” se referem aos aspectos financeiros e econômicos de uma empresa, setor ou mercado que podem influenciar o desempenho e o valor dos ativos financeiros. Esses fundamentos nos fornecem dados sobre a saúde financeira de uma empresa e sua capacidade de gerar lucros e crescimento ao longo do tempo.

 

Os fundamentos podem incluir uma série de fatores, como:

Demonstrativos financeiros: Isso envolve a análise de relatórios contábeis, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa de uma empresa. Esses demonstrativos fornecem informações sobre a saúde financeira, a rentabilidade, as dívidas e o fluxo de caixa da empresa.

A gente tem Indicadores financeiros: São métricas que ajudam a avaliar o desempenho e a eficiência financeira de uma empresa. Exemplos comuns incluem o lucro líquido, a margem de lucro, o ROI.

O investidor vai fazer também uma Análise de fatores macroeconômicos, como taxas de juros, inflação, crescimento econômico e políticas governamentais, que podem afetar as perspectivas de um setor ou mercado em geral. 

Value x Growth Investing

A avaliação dos fundamentos ajuda os investidores a tomarem decisões informadas sobre a compra ou venda de ativos financeiros. Ao analisar os fundamentos, os investidores buscam identificar empresas sólidas e com um potencial de crescimento sustentável a longo prazo. Importante dizer que existem algumas vertentes no mundo dos investimentos, então se o você identificou que o seu perfil é mais de investidor do que de Trader, o próximo passo é decidir se você vai aplicar estratégias de Value Investing ou de Growth. 

O que nos traz para uma questão importante, que o investidor pode ganhar dividendos, ao invés de focar exclusivamente em ganhos de capital com a oscilação de preço. O trader só quer saber do ganho de capital que ele vai ter comprando num preço e vendendo no outro. O investidor até tem esses ganhos de capital, mas ele muitas vezes vai estar investindo numa ação buscando ser sócio dessa empresa e assim receber dividendos, juros. O investidor não precisa vender o ativo que ele comprou pra ver a cor do dinheiro, pra ver o lucro. 

 

Como Decidir Entre Trade ou Investimento

Mas chega de papo furado, qual o melhor, trade ou investimento, qual dá mais grana? É evidente, que a coisa não é tão simples assim. Se você vira pra mim e fala que quer rentabilizar o seu dinheiro em 2 dias, você vai ser obrigado, não por mim, pela lógica, você vai ser obrigado a fazer um trade, num existe investir com um prazo de dois dias, os fundamentos não se alteram tão rápido assim.

Agora, digamos que você quer criar patrimônio, digamos que você não tem tempo pra ficar acompanhando mercado no dia a dia porque você já tem seu emprego que toma todo o seu tempo, então por não ter tempo disponível pra dedicar ao mercado, por não ter a intenção de sacar os lucros na semana que vem, você vai chegando a conclusão que o seu objetivo é mais de longo prazo, e que talvez o investimento seja mais adequado ao seu perfil e a sua rotina do que o Trade.

 

Fatores que Impactam a Decisão

Importante mencionar que no mundo dos investimentos a gente tem os assessores de investimentos, pessoas qualificadas e que se dedicam full-time ao mercado, e assim podem te ajudar a tomar melhores decisões de investimentos. No Trade é cada um por si, você vai clicar o botão de comprar e vender baseado em algum padrão gráfico, muitas vezes o Trader vai estar usando alavancagem, ou seja movimentando um financeiro muito maior do que aquele capital que ele depositou na corretora o que acarreta mais riscos. Fazendo uma analogia, o Trade é rock and roll, o investimento é jazz. 

E existem várias categorias, tanto de Trade, quanto de investimentos. O Trader pode operar tendência, reversão, lateralidade, o investidor, como eu mencionei antes, pode ser um Value Investor, pode ser um Growth investor. Ele vai decidir se quer dar prioridade a crescer o patrimônio no longo prazo ou se ele está mais interessado numa renda mensal que os investimentos podem proporcionar para ele. 

 

Impostos para Trade e Investimentos

Outro ponto a se considerar são os impostos. No day trade você vai pagar mais imposto, e todo mês que fechar no lucro você tem que dedicar uns minutos ali pra pagar a DARF. Tempo é nosso maior ativo, então isso também pesa na decisão de qual caminho você vai seguir, Trade ou investimento, ou uma combinação dos dois. 

O investidor de longo prazo vai dedicar muito menos tempo ao ato de pagar os impostos, e de fato vai pagar menos impostos que o Day Trader.  E aí você fala então por que algumas pessoas escolhem fazer day Trade? Mais imposto, mais risco, tem que dedicar mais tempo, e a gente sabe que menos de 90% das pessoas que tentam day Trade conseguem sucesso, por quê que as pessoas querem fazer day Trade? Vamos lá.

 

Quanto Rende Trade e Investimento

Se você for conferir a rentabilidade média que um investidor busca quando ele monta a chamada carteira diversificada, a gente vai tá falando de acompanhar ou bater por pouco o CDI e o IBOV, tamo falando do famoso 1% ao mês, um pouquinho mais. Então ele investiu 10 mil reais, ele espera que quando virar o mês vai ter rendido coisa de 100 reais. 

No Day Trade você consegue fazer esses 100 reais em cima de 10 mil em alguns minutos. Então a pessoa no Day Trade consegue literalmente em minutos a rentabilidade que o investidor almeja no mês inteiro. E qual a pegadinha? Você pode detonar esses 10 mil reais, entregar tudo pro mercado, perder todo o seu capital, com a mesma facilidade, com a mesma rapidez. é o dilema do risco e retorno que falamos.

 

Gerenciamento de Risco é Chave no Trade

No day Trade você pode perder em um dia se não souber o que está fazendo, se não tiver gerenciamento, se não usar stop, ou seja, se fizer tudo errado, tudo de forma amadora, você consegue perder todo seu dinheiro numa velocidade absurda. E é por isso que se fala mal do day Trade nos 4 cantos da internet, qualquer jagunço consegue depositar 100 reais na corretora, clica o botão, perde tudo, entra pras estatísticas como mais uma pessoa que tentou day Trade e fracassou. 

Esses números de pessoas que “fracassaram no day Trade” vão continuar  crescendo pq cada dia mais pessoas entram na bolsa de valores, tá tudo muito acessível, com 100 reais você consegue abrir uma operação, às vezes a pessoa está se acostumando com o home broker aí ela clica sem querer, entra no mercado, percebe a besteira que fez e sai fora da operação na mesma hora com um pequeno prejuízo, pronto, entrou pras estatísticas como uma pessoa que tentou day Trade e fracassou. Mas ela tentou de fato? Ou simplesmente a facilidade de acesso aos botõezinhos de compra e venda estão inflando as estatísticas de pessoas que fracassaram no day Trade?

 

Defina o Seu Perfil de Risco

Então no day Trade o risco é alto? Sim, é a fórmula 1 do mercado financeiro, você pode perder tudo e mais um pouco, mas o day Trade se feito corretamente, com uma pequena parte do seu capital, a outra parte pode estar investida, mas uma pequena parte do seu capital você destina pro day Trade e faz tudo com gerenciamento de risco, se feito de uma forma inteligente, o day Trade pode potencializar muito os ganhos da sua carteira. Pense no day Trade como uma parcela do seu portfólio de investimentos, você tem 5% em bitcoin, 5% em Apple, 5% num sei o que… e 5% no day trade.

Disclaimer! Para alguns perfis de risco a alocação em day Trade corresponderá a 0%. Estou apenas dando exemplos hipotéticos aqui, nada é recomendação, não tome decisões de investimentos e alocação de portfólio baseado no que eu estou falando, procure um assessor de investimentos do BTG Pactual pelo botão abaixo:

Defina suas Condições Antes de Decidir

Então, para amarrar tudo que a gente falou: a primeira coisa que uma pessoa faz no mercado financeiro é traçar seu perfil de risco e seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Depois ela vai se perguntar quanto tempo quer dedicar ao mercado financeiro. Com essas informações em mãos ela vai ter clareza para decidir se vai investir, se vai treinar, ou se vai fazer uma combinação dos dois. 

 

Confere o vídeo que eu fiz sobre Trade x Investimento:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: