Mercado do Algodão para investimento e Day Trade

O Algodão é um Mercado de U$ 40 bilhões e Você Pode Investir Nele de Casa

O algodão é a fibra natural mais importante do mundo, presente em ⅓ de todas as roupas. São produzidos 25 milhões de toneladas por ano, um mercado de 40 bilhões de dólares. Nesse vídeo você vai conhecer tudo sobre esse mercado: onde é produzido e consumido, quais fatores impactam no preço e como investir e negociar algodão do conforto da sua casa.

Essa é umas das commodities mais antigas da humanidade: já é usada há mais de 7 mil anos, desde o México até a Índia. Foi a matéria-prima que impulsionou a Revolução Industrial e é até hoje o maior cultivo não-comestível do mundo, com 2% da terra arável dedicada a ele.

 

O Algodão é a fibra natural mais usada para confecção de vestuário

O Cultivo de Algodão e Seus Usos

Isso porque o algodão é uma fibra versátil: é lavável, tingível e, claro, confortável de se vestir. ⅔ do algodão produzido é usado para fazer tecidos: jeans, camiseta, roupa de cama, cortina, além de produtos diversos, como gaze, filtro de café, tendas e redes de pesca. Sua semente também serve para produzir ração e óleo livre de colesterol.

O algodoeiro é um arbusto que cresce em regiões tropicais e subtropicais, e 65 países do mundo o cultivam, mas metade de todo o algodão é produzido em apenas 2 países: China e Índia. Os Estados Unidos e o Brasil vem logo em seguida, cada um com cerca de 12% da produção mundial, e são também os maiores exportadores de algodão, já que grande parte da produção de China e Índia é consumida internamente

Pernas de um homem em jeans andando por campo de Algodão pronto para colheita
A calça jeans é um dos principais produtos de Algodão

O Mercado Mundial de Algodão

Eu vou mostrar mais pra frente o gráfico do algodão, mas eu preciso frisar que esse artigo não é recomendação pra comprar ou vender algodão e não é de maneira nenhuma recomendação de plataforma ou corretora, mas eu tenho que mostrar um gráfico então eu vou mostrar o gráfico da plataforma que eu gosto.

Essa é uma indústria extremamente importante em países em desenvolvimento, especialmente na África central e no sudeste asiático, com 350 milhões de pessoas pelo mundo tirando o sustento desse setor. Só a China tem mais de 100 mil fazendas de algodão e 7 mil fábricas têxteis.

Os chineses são também os maiores importadores de algodão, absorvendo 17% da produção mundial. Em seguida, vêm os grandes produtores de roupas, Bangladesh e Vietnã. A indústria mundial de vestuários é estimada em 1,3 trilhão de dólares, caraca se ligou no trava língua? 

Ponto 3 trilhão de tigres tristes comendo trigo. Voltando aqui, falando sério, 1.3 trilhão de dólares excluindo calçados, e a maior parte disso vem do algodão, que após colhido é aglomerado em fardos de 218 kg. O mundo consome 112 milhões de fardos por ano. Cada fardo produz cerca de 200 pares de jeans, ou 1.200 camisetas.

Gráfico pizza de exportações de Algodão por país
Em 2021, foram exportados globalmente U$ 17,3 bilhões, 1/3 dos EUA e 1/5 do Brasil

3 Fatores de Preço

São 3 fatores principais que impactam o preço dessa commodity:

Políticos: governos de países produtores mantém artificialmente baixos os preços de algodão ao pagar subsídios a seus fazendeiros, além de definir reservas estratégicas que, quando liberadas, derrubam os preços;

Econômicos: como toda commodity, o preço do algodão sobe quando o dólar sobe, além de oscilar conforme a oferta e demanda, e tecidos sintéticos como o poliéster, nylon e elastano, têm desafiado o algodão como bens substitutos;

>> veja também: Dolár X Commodities

Climáticos: commodities agrícolas como o algodão são vulneráveis a secas, queimadas e enchentes. Quanto mais problema na produção, menor a oferta e maior o preço. Em um ano de boa colheita, vai ter muito algodão disponível, e o preço vai cair.

Gráfico dos maiores produtores de Algodão
Os maiores produtores de Algodão do mundo são China, Índia, Estados Unidos e Brasil

As Empresas e Fundos do Setor

Esse é um mercado dominado por grandes empresas, então você pode ter uma exposição ao algodão investindo em ações de empresas desse setor. No Brasil por exemplo tem a SLC Agrícola, a Brasil Agro e a Terra Santa. No exterior, tem a Cargill, a Archer Daniels (ADM) e a Louis Dreyfus (LDC).

Além do investimento em ações, você pode investir também em ETFs. Os maiores são BAL, da iPath, e o COTN, da Wisdom Tree, que seguem um subíndice de algodão da Bloomberg, e o BALB, que reúne contratos futuros de algodão. Aliás uma forma de investir mais diretamente no algodão seria através do mercado futuro, ou utilizando outros derivativos. 

Pq comprando ações é menos direto né, você ate vai ter uma exposição ao algodão comprando ações de empresas desse setor, obvio, mas a forma mais direta é especulando no preço do próprio algodão, já vou fazer análise técnica do gráfico do algodão, calma.

Mulher caminha no corredor de loja de vestuário
A maior demanda por Algodão vem do setor de Moda

Fornecedores e Clientes

Uma outra opção pra se expor ao algodão, essa é mais indireta, que é investindo em empresas que fornecem maquinários e sementes para o setor agrícola, como a John Deere e a Monsanto, que desde 2018 é da Bayer, uma das maiores empresas da Bolsa alemã. 

E se você quer apostar na queda do preço do algodão, pode investir em quem compra essa matéria-prima, como as maiores empresas de vestuário do mundo: Ralph Lauren, Levi Strauss, H&M, e a PVH, que é dona da Calvin Klein e Tommy Hilfiger.

Nada disso é uma recomendação de compra ou venda de nenhum ativo, estou só expondo os players desse mercado. Uma curiosidade é que o preço do algodão mais que triplicou quando estourou a pandemia até o meio de 2022.

 

Veja no vídeo:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: