Tudo sobre APPLE para Traders e investidores

A Apple Passou a Maior Parte do Século XXI como a Empresa Mais Valiosa do Mundo

A 2ª Maior do Mundo

 

A Apple é hoje a 2ª maior empresa do mundo, com valor de 2,6 trilhão de dólares, mais do que o PIB brasileiro. Com faturamento de U$ 383 bilhões em 2023 e lucro de 95 bi, a empresa que faz 50 anos em 2026 revolucionou a forma como vivemos e hoje tem mais de 2 bilhões de produtos ativos pelo mundo.

 

A Apple tem 8 linhas de produtos principais

50 Anos a Mil 

A Apple Computer Company foi fundada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak em uma garagem em Palo Alto, Califórnia. Eles trabalhavam na Atari, de vídeo-game, e cada um teria 45% da nova companhia. Os outros 10% seriam de Ronald Wayne, que logo vendeu sua participação por U$ 800, que hoje valeriam centenas de bilhões. 
 
Os 2 Steves começaram sem nada, venderam uma kombi e um computador HP que tinham para montar o Apple 1, vendido a U$ 666,66, diz o Steve Jobs que é por gostar de dígitos repetidos, mas o sucesso mesmo veio com o Apple 2, que com monitor, teclado e mouse, estabeleceu o futuro da computação. 

Jobs tinha então 21 anos, e com o faturamento da empresa subindo de U$ 700 mil em 1977 para 117 milhões em 1980, seu patrimônio foi junto: de zero em ‘76 para U$ 1 milhão em ‘78, 10 milhões em ‘79 e U$ 100 milhões aos 25 anos de idade, quando a Apple abriu seu capital nos últimos dias de 1980, emitindo 46 milhões de ações a U$ 22 cada. 

 

Steve Jobs e Steve Wozniak, com John Sculley no meio, o CEO que provocaria a saída de Jobs

A Saída dos Fundadores

As ações foram divididas cinco vezes desde o IPO (ticker AAPL), então em termos ajustados o preço por ação foi de 10 centavos. Se você tivesse investido mil dólares em Apple até 2003, quando a ação custava 20 centavos, teria 5 mil ações, que hoje valeriam U$ 860 mil, o melhor retorno da Bolsa americana de 2003 pra cá. Dali em diante a ação foi de 20 centavos para quase 200 dólares. 

Nos anos 1980, a empresa passou por vários projetos fracassados, como o Apple Lisa, com preço alto e limitada variedade de aplicativos, fazendo com que os fundadores saíssem da empresa: Steve Wozniak em ‘83 e Steve Jobs em ‘85. 

 

Jobs então fundou a Next, cujo sistema operacional depois foi adquirido pela Apple por U$ 430 milhões. Quando Jobs retornou à Apple como CEO em 1997, a empresa estava à beira da falência, revertida em 1998 com o lançamento do iMac, que vendeu mais de 800 mil unidades em cinco meses.   

Os Primeiros Produtos da Apple: Apple I, II e III

O Retorno da Revolução

No século XXI, o desempenho da Apple foi lendário. Em 2001, são abertas as primeiras lojas próprias, o sistema Mac OSX é lançado e o iPod é anunciado, que se aposentaria em 2014. Em 2003 é lançado o iTunes, primeira plataforma digital de venda de música, que evoluiu para o Apple Music e hoje tem 13% de market-share, atrás somente dos 30% do Spotify. 

 

Em 2006 a Apple lança o MacBook e no ano seguinte faz o lançamento mais lucrativo de sua história, o iPhone, a revolução do smartphone, com a App Store vindo em seguida. 

 

Em 2010 lançam o iPad, primeiro tablet com poder de um computador, desenvolvido antes do iPhone mas lançado depois. Com o falecimento de Steve Jobs em 2011, Tim Cook assume a liderança e mantém o sucesso financeiro da Apple, lançando produtos como a assistente virtual Siri, em 2011, o Apple Watch em 2015 e os Airpods em 2016. 

 

Em 2012 o valor de mercado da Apple passa de U$ 400 bilhões, ultrapassando a petrolífera Exxon Mobil como a empresa mais valiosa da bolsa americana. Em 2018, lucrando mais de U$ 100 mil por minuto, a Apple se torna a primeira empresa a valer U$ 1 trilhão, mais que os 4 maiores bancos americanos e estabelecendo o novo paradigma das Big Tech mandando na Bolsa, seguida por Google e Microsoft. 

 

Em 2018, a Apple se tornou a primeira empresa do mundo a valer mais de U$ 1 trilhão

A 1ª Empresa a valer U$ 2 e 3 Trilhões

Os produtos da Apple são almejados da Guatemala ao Zimbabwe, e grande parte de seus 1,5 bilhão de usuários ativos  não a trocaria por outra marca. Em 2020, ela atinge 2 trilhões de dólares em valor de mercado, ultrapassando a petrolífera saudita Aramco e se tornando a empresa mais valiosa do mundo.  

Em 2023, a Apple se torna a primeira empresa a valer 3 trilhões de dólares, uma empresa que chegou a ter mais de U$ 76 bilhões em caixa, mais do que o governo americano, hoje tem de 30 bi de caixa, paga dividendos trimestrais desde 2012 e é uma das que mais faz buyback: usa o caixa para comprar suas próprias ações, elevando seu lucro por ação. 

A Empresa que Mais Lucra no Mundo

Embora o iPhone permaneça o produto principal da Apple, seu sucesso impulsionou a empresa a criar um ecossistema único que abrange hardware, software e serviços, contribuindo para a receita de 383 bilhões em 2023. Desde o iPhone, novos lançamentos diversificam as fontes de receita da empresa: até 2007, Macs eram 43% e iPods 35%, então 78% da receita vinha de Mac e iPod. 

 

Já em 2015, ano do iPhone 6, mais de 66% da receita veio do iPhone, e serviços chega ao menor patamar, de 8,5%, mas desde então mais que dobrou, 22% do faturamento da Apple em 2023 veio de serviços, e pouco mais da metade vem de iPhone, 200 bilhões de dólares por ano; 85 bi de serviços, como iCloud e AppleTV; 39 bilhões de acessórios, como Apple Watch e Airpods; 29 bilhões de Mac, e 28 de iPad. 

 

Já foram vendidos até hoje 2,3 bilhões de Apples, sendo 1,3 bilhões de iPhones, mas desde 2018 a empresa não divulga unidades vendidas, só a receita gerada, mas por estimativa e processos na justiça, a gente sabe que são 1,5 bilhão de usuários ativos: uma em cada quatro pessoas no mundo são clientes da empresa.

 

A Apple também tem 520 lojas pelo mundo, mais da metade nos Estados Unidos, e em vez de manter fábricas próprias, compra 98% do seu material de mais de 200 empresas e monta seus produtos na China, pela empresa Foxconn, que emprega 1,4 milhão de pessoas. A Apple em si tem 160 mil funcionários. 

Apple Store in Hong Kong

Boicote Chinês

O iPhone é uma história de sucesso em todos os continentes, com a maior parte da receita vindo de Estados Unidos e Europa. Na China, por outro lado, as vendas caíram desde 2015, com empresas locais como a Huawei crescendo seu market-share. A maré vermelha na China só virou em 2021, quando as vendas do iPhone voltaram a crescer. 

 

A Concorrência das Big Tech

Entre os concorrentes, a Apple enfrenta fabricantes de smartphones como Samsung e LG, de computadores como Lenovo e Dell, de streaming como Spotify e Netflix, além das outras Big Tech, como Microsoft, Alphabet e Amazon. 

Em jogos, por exemplo, a Apple fez U$ 9,5 bilhões cobrando 30% de tudo que é vendido na App Store, o que rendeu um processo contra o Spotify, mais U$ 3,7 bilhões de outros apps. São 2 bilhões a mais de lucro com jogos do que Microsoft, Nintendo, Sony e Activision Blizzard tem, somadas. 

Em 2004, a Microsoft tinha uma capitalização de mercado 11x maior que a Apple, 291 contra U$ 26 bilhões. Até o final da década, a Apple atingiria 297 bilhões, ultrapassando sua rival e mostrando a confiança dos acionistas no futuro da empresa. 

Desde então, a posição de destaque foi ocupada com mais frequência pela Apple. Em janeiro de 2024 a Microsoft se tornou a empresa mais valiosa do mundo, 400 bilhões a mais do que a Apple, após um início de ano fraco em vendas de iPhone na China e à força que a Microsoft demonstrou com seus avanços em IA, tendo investido na OpenAI, criadora do ChatGPT.

Apple e Microsoft disputam desde 2010 o posto de empresa mais valiosa do mundo

1/4 do Planeta de Cliente

O crescimento da receita da Apple desacelerou nos últimos anos, mas quando novos iPhones são lançados ela costuma reagir, desde que os clientes vejam um avanço real em relação à geração anterior. O Apple Car foi descontinuado e a empresa transferiu seus funcionários desse setor para o de I.A., em que ela tem larga vantagem por ter acesso às informações de ¼ dos habitantes do planeta. 

O setor de serviços deve continuar crescendo e ela deve seguir na dianteira em hardwares como smartphones e computadores, e para o futuro a aposta é o VisionPro, um computador vestível de U$ 3.500 com projeção direto nos olhos. Vamos ver se em breve lançam também um produto injetável para os fãs terem Apple na veia. 

O Apple Vision Pro começou a ser vendido em fevereiro de 2024 por U$ 3.500

 

O Mundo como o Conhecemos

A Apple é uma empresa que fez história ao inventar o computador e o celular como conhecemos hoje, onipresente na vida moderna, com ¼ do planeta como cliente e o maior lucro do mundo, apesar de ter sido ultrapassada pela Microsoft recentemente em valor de mercado. 

 

Se você gostou, dá um like e deixa nos comentários quais ações e ETFs vocês querem ver na nova playlist que eu estou fazendo desses ativos.

 

Tamo junto, sucesso e aquele abraço!

          -> Confira o vídeo:

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: