O McDonald’s é a maior rede de lanchonetes do mundo, faturando U$ 70 milhões dos 70 milhões de clientes que adentram seus arcos dourados a cada dia. Mas não só de pão vive o Mac, eles são também um dos maiores proprietários de imóveis do mundo, com U$ 42 bilhões em propriedades, um dos cases mais interessantes da Bolsa.
Nesse artigo eu vou te mostrar como uma barraquinha de cachorro-quente se tornou um império, presente em mais de 100 países e com lucro de U$ 8,5 bilhões por ano, e fica até o final para aprender como você também pode investir em McDonald’s e ter um pedaço dessa torta de maçã.
Surge o conceito de fast-food
Tudo começou quando os irmãos Richard e Maurice McDonald, Dick and Mac, estão com um cinema em Hollywood à beira da falência e percebem que a barraquinha de cachorro-quente na rua sempre tinha mais clientes.
Eles decidem então abrir seu próprio negócio de lanches rápidos em San Bernardino, Califórnia, em 1940, e oito anos depois, introduzem o sistema “Speedee” de preparo rápido e sem garçom, de hambúrguer, batata frita e milk-shake. Esse modelo tinha sido criado por outro ícone cultural que ainda existe, o White Castle, mas hoje fast-food é quase sinônimo de McDonald’s.
Em ‘54, um vendedor de máquinas de milk-shake cinquentão chamado Ray Kroc foi conhecer a lanchonete que havia pedido 8 de suas máquinas e ficou impressionado com a eficiência do modelo de negócio do Dick and Mac. Ele então compra o direito de franquia e em ‘55 funda a McDonalds Inc., a corporação que conhecemos hoje.
Devido a divergências com os irmãos McDonald quanto ao modelo de expansão que a empresa teria, em 1961 Kroc compra a última participação dos irmãos, por U$ 2,7 milhões, que hoje equivalem a U$ 27 milhões. Era 1 milhão para cada irmão, mais 700 pro imposto de renda.
Essa história foi retratada no filme The Founder, Fome de Poder, que mostra também o Harry Sonneborn. Nas palavras dele:
“Não estamos tecnicamente no negócio de alimentos. Estamos no negócio imobiliário. A única razão pela qual vendemos hambúrgueres a 15 centavos é porque são os maiores geradores de receita, dos quais nossos inquilinos podem nos pagar o aluguel.”
O Sonneborn foi o primeiro presidente da empresa, de 1959 até sua renúncia em 1967, quando ele se desentendeu com o Kroc e vendeu todas as suas ações por 3 milhões de dólares e nunca mais entrou num McDonald’s na vida.
Se ele tivesse esperado para vender, teria feito mais de U$ 100 milhões até 1977, e na época da sua morte, em 1993, seria um bilionário. O próprio Ray Kroc morreu em 1984 com o equivalente hoje a bilhões de dólares.
A estreia na Bolsa com 700 lojas
Em abril de 1965, quando tinha 700 lojas, o McDonald’s estreia na Bolsa (ticker MCD), a U$ 22,50 cada ação, no dia seguinte já estava U$ 30. Se você tivesse comprado 100 ações no IPO, teria gastado U$ 2.250 e hoje teria 74 mil ações, considerando as 9 stock-splits que teve desde o IPO, a última em ‘99.
Então esses U$ 2 mil em ações você venderia hoje a U$ 20 milhões. Mas esses números são só para você ver a dimensão que a companhia tomou, é claro que você não precisa ter entrado no IPO de nenhuma empresa, você pode lucrar com ações a qualquer momento do ciclo de uma empresa.
A gente já vai pro gráfico pra você ver como fazer isso na prática, antes vamos entender a engenharia empresarial que possibilita as mais de 40 mil lojas do Mac pelo mundo, com uma nova abrindo a cada 5 horas em 2023.
Alguns marcos na história da empresa são o lançamento do Big Mac e a expansão para o exterior em 1967, o Drive-Thru em 1971, o McLanche Feliz em 1984, e hoje é a maior distribuidora de brinquedos do mundo, a maior proprietária de playgrounds e a maior compradora de carnes, batata e maçã dos Estados Unidos.
Hoje são quase 42 mil pontos de venda
O McDonald’s abriu, em 2023, 1.900 novas lojas pelo mundo, totalizando 41.800, sendo 21 mil restaurantes normais, e o restante McCafés e quiosques de sobremesa. 95% do total são franquias, e só 5% operação própria, mostrando que o ‘modelo Sonneborn’ vai bem, obrigado.
O que difere esse modelo de franquias concorrentes, como o Subway e o Burger King, é que a maior parte do faturamento da matriz não vem da venda de produtos, mas sim de aluguel, que representa 2/3 do que a empresa recebe dos franqueados. O outro terço é de royalties pelo uso da marca, e menos de 1%, U$ 150 milhões, vêm da taxa inicial de franquia de U$ 45 mil.
Quando alguém decide abrir uma loja do Mac, primeiro se inscreve para mostrar que tem bala na agulha, no mínimo meio milhão de patrimônio. Caso você seja aceito, é treinado na Hamburger University, que já formou quase 300 mil pessoas desde ‘61, com sede em Chicago e filial em São Paulo.
Você precisa de 1 a 2 milhões para abrir um Mac
O custo total para abrir uma franquia do McDonald’s fica entre U$ 1 e 2 milhões, com um contrato rigoroso estipulando todos os detalhes do negócio, desde como fazer os hambúrgueres até o horário de funcionamento e quem serão os fornecedores. Geralmente são contratos de 20 anos, com uma cláusula que define o modelo de negócios do McDonald’s:
A loja pode funcionar somente naquele endereço, de propriedade da empresa. Ou seja, eles garantem que sempre terão um inquilino, e que ele vai ter dinheiro pro aluguel vendendo hambúrguer. Além de garantir a renda da locação, diversifica o risco da empresa, e tem benefícios fiscais, mas mesmo se uma loja der errado, eles podem arrumar outro dono ou vender aquele imóvel.
Em outras redes de franquia, o dono da loja gasta de 6 a 10% do que fatura com aluguel, já os do Mac gastam de 8 a 15%. Do ponto de vista do franqueado, que pagou mais de U$ 1 milhão pelo direito de gerir um McDonald’s por 20 anos, isso faz sentido porque, apesar do alto investimento inicial, é um retorno com baixo risco.
Quem abre uma loja lucra R$ 60 mil/mês
A média de faturamento de uma loja do Mac é de U$ 2,7 milhões por ano, sendo U$ 154 mil de lucro, mais de U$ 12 mil por mês. Então, se você investiu 1,2 milhão para abrir um Mac, vai ter 1% de retorno ao mês. Vai trabalhar muito, mas vai ter um salário de R$ 60 mil. Isso porque qualquer ser humano que passar em frente a sua loja já conhece a marca, além de ter a matriz sempre investindo em marketing e novos produtos.
A maior franqueada é a Arcos Dourados, que detém mais de 2 mil lojas da América Latina e Caribe, dos quais ⅓ ela subfranqueia. Mais de U$ 100 milhões do faturamento do McDonald’s vem dessa franquia que abriu o próprio capital em 2011. Quase metade disso vem do Brasil, que tem mais de mil lojas e 2 mil quiosques do Mac.
Uma marca símbolo da globalização
O McDonald’s é uma marca que se tornou símbolo do estilo de vida moderno e globalizado. Já até foi dito, pelo Thomas Friedman, que dois países com McDonald’s não entram em guerra, mas não é pra tanto. Suas 41.800 lojas estão espalhadas por mais de 110 países, e em todas elas, a batata vai ter o mesmo gosto, e a máquina de milk-shake vai estar quebrada.
A onipresença é tamanha que, em 1986, a revista The Economist desenvolveu o Índice Big Mac, uma maneira de determinar se a moeda de um país está inflacionada. Como o Big Mac é um produto disponível globalmente, pela teoria da paridade do poder de compra (PPP), as taxas de câmbio se movem na direção que equaliza os preços de uma cesta idêntica de bens e serviços, no caso, o Big Mac.
Na ‘Burgernomics’ de hoje, por exemplo, um Big Mac custa R$ 24 no Brasil e U$ 5,70 nos Estados Unidos. A taxa de câmbio implícita é de 4,20. Como a taxa de câmbio real hoje está em R$ 5/dólar, o real brasileiro tende a valorizar 16%.
(https://www.economist.com/big-mac-index)
A matriz lucra 4x mais em uma loja franqueada
O McDonald’s é a maior varejista de alimentos do mundo, com faturamento de U$ 25 bilhões em 2023, 10% a mais que no ano anterior, e é uma ‘dividend aristocrat’, paga dividendos crescentes desde ‘76, quase 50 anos.
10 bilhões do faturamento vem das vendas em lojas próprias, e 15 bilhões das franqueadas. Essas são muito mais lucrativas, dão 80% de margem operacional, já que nas lojas próprias o McDonald’s tem que arcar com todos os custos, saindo com nem 20% de lucro, enquanto nas demais é só coletar a taxa de franquia e o aluguel.
33% de lucro com restaurantes é ídolo
Mas isso é o que a matriz, a McDonald’s Inc. fatura, as vendas totais nas lojas somam U$ 125 bilhões por ano, 5% de market-share da indústria global de restaurantes, que é estimada em U$ 2,5 trilhões.
Dos 25 bilhões que a matriz fatura, 8,5 bilhões são lucro, uma margem líquida de 33%. O patrimônio da companhia em 2023 era de 56 bilhões de dólares, sendo que 42 bilhões, ¾ disso, são imóveis, já que 80% das lojas são de sua propriedade. Como cada loja tem em média 5 mil m², o Mac possui no total 190 km² de terreno, o tamanho de um pequeno país.
1 em cada 8 americanos já trabalhou no McDonald’s
E seria um país bem populoso, já que o McDonald’s é o 2º maior empregador privado do mundo, com 150 mil funcionários próprios e 2 milhões nas franquias, atrás apenas do Walmart, com 2,3 milhões.
Um em cada 8 americanos já trabalhou no McDonald’s, desde o Pharrell Williams até o Jeff Bezos. Inclusive existe a expressão ‘McJob’, um emprego com baixo salário e poucas perspectivas. Mas se você for abrir uma Amazon depois, tá perdoado.
Se você somar todas as 720 milhões de ações ao preço da ação hoje, U$ 270, ou seja, o valor de mercado do McDonald’s, em abril de 2024, é de quase U$ 200 bilhões, então está entre as 60 maiores empresas do mundo, e mais que o dobro do 2º colocado do ramo, que é o Chipotle, que vale U$ 80 bilhões, e que inclusive era do McDonald’s, até abrir seu capital em 2006.
Qualquer restaurante ou podrão é concorrente do Mc, mas o maior é o Burger King, que já fatura U$ 20 bilhões por ano, e o Subway, que chegou a ter 10% mais lojas. Essas duas tem capital fechado. Das que você pode negociar na Bolsa, tem o Starbucks, que chegou a faturar mais que o Mac, o Wendy’s, e a Yum Brands, que é dona do KFC, Taco Bell e Pizza Hut.
Uma marca que sempre se renova
O McDonald’s é uma das empresas mais icônicas do mundo, com branding e marketing que fez o M dourado ser o símbolo mais reconhecido no mundo depois da Santa Cruz. Imagina quantas lanchonetes existem aí na sua cidade e quantas delas abriram 40 mil filiais em 110 países e faturam 25 bilhões depois de 60 anos e você vai entender o que é o McDonald’s.
Há 15 anos atrás você ia no Drive-Thru e sempre vinha faltando alguma coisa do pedido, mas hoje você vai numa loja e tem autoatendimento, banheiro limpo e o salão “Forever Young”, mostrando que não vai ser o Super Size Me que vai derrotar essa companhia.
Nas palavras do Ray Kroc:
“Se você acredita, e você acredita muito, é impossível falhar”
-> Confira o vídeo: