ETF IGLN.UK – ouro físico

Você pode fazer Trade ou investir em Ouro com um ETC de ouro físico

O ETF de ouro físico é uma commodity negociada em Bolsa, um ETC na sigla em inglês, que busca replicar o desempenho do preço do ouro, fornecendo aos investidores exposição direta ao metal precioso.  

A característica principal desse tipo de ativo é que ele é lastreado em ouro real, o que significa que o fundo mantém barras de ouro em um cofre como seu ativo subjacente, em vez de contratos futuros ou outro derivativo financeiro. 

Ele oferece a oportunidade de investir em ouro sem precisar você mesmo armazenar o metal, que teria um custo maior de transação e segurança.

 

Cofres subterrâneos com diversas fileiras de barras de ouro armazenadas
ETFs de ouro físico possuem as próprias barras armazenadas em cofres

Mais de 200 toneladas de Ouro Físico

Os ETCs de ouro físico, como o IGLN.UK, ou SGLN em outras plataformas, são populares entre investidores que desejam se proteger contra a inflação, diversificar seu portfólio ou buscar um refúgio seguro em tempos de incerteza, o que o ouro trás, mas sem os custos envolvidos em você mesmo guardar os ‘bullions’. 

As barras de um ETC de ouro físico ficam armazenadas em cofres e são auditadas periodicamente. No caso deste, são mais de 200 toneladas sob custódia do JP Morgan e administrado pela State Street, emissora dos ETFs SPDR (spider). O ouro em barra lastreia os títulos emitidos e é avaliado diariamente pelo preço fixo de Londres, que é o centro da negociação de ouro no mundo. 

Fatos Chave do ETC ouro físico iShares
O ETF de ouro físico da iShares possui mais de 200 toneladas de ouro

ETC é como um ETF de Commodity

Um ETC é basicamente um ETF de commodity, com uma pequena diferença na securitização, a arquitetura financeira deles: o ETC é estruturado como títulos de dívida lastreados em commodities, e o ETF como um fundo negociado em Bolsa, mas na prática o ETC é como um ETF de commodity, e nesse caso, 100% alocado em ouro físico.  

Como eles são fundos negociados em Bolsas de Valores, eles oferecem liquidez e facilidade de negociação, sem a necessidade de lidar diretamente com o armazenamento e transporte físico do ouro, ou pagar as altas taxas dos fundos mútuos, que eram aqueles fundos mais tradicionais do mercado, antes de surgirem os ETFs nos anos ‘90. 

Descrição do ETC de ouro físico com taxa de crescimento de 5,71% e despesas totais 0,15%
IGLN.UK é um fundo de commodity negociado em Bolsa 100% alocado em barras de ouro

Pesquise as taxas de gestão de cada ETF

É importante que um investidor interessado em negociar esse ou qualquer outro ETF faça sua própria pesquisa e compreenda os riscos e custos do fundo antes de investir, como as taxas associadas e como ele se encaixa na sua estratégia de investimento, já que esse vídeo tem caráter educativo, não é uma recomendação de investimento.  

Existem vários ETFs de ouro físico, o maior é o GLD, da State Street, mas por ser o maior, ele tem que ter mais barras de ouro em estoque, e tem uma taxa de administração de 0,40%, por isso eu escolhi o IGLN.UK, que é o ETF de ouro físico da iShares, que tem taxa de 0,15%, e nessa plataforma paga 0 de comissão.  

Ele é listado no Reino Unido, por isso ‘.UK’,  mas denominado em dólar americano, e à medida que o preço do ouro flutua no mercado, o valor da cota desse ETF se move em conformidade, proporcionando uma maneira conveniente e líquida de investir em ouro. 

Assista o meu vídeo sobre os ETFs de ouro físico:

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: