Tudo sobre Robô Trader, Robôs de investimento, algotrading, HFT

Entender os Algoritmos Hoje é Fundamental para Todo Trader

Robô Trader é Golpe?

Você já ouviu falar em algotrading, robô trader, robô de investimento? Será que é golpe? Vou mandar a real, tem muito robôzinho sendo vendido pela internet que é golpe, esse artigo vai ofender algumas pessoas, só lamento eu tenho um compromisso com a verdade então chegou a hora de botar o pau na mesa e falar tudo desse universo do algotrading.

Vamos do zero. Quando a gente fala de Algotrading, tamo falando de operações de compra e venda de ativos financeiros que não são feitas manualmente por um ser humano, e sim de forma aromatizada pelo computador. “Ah mas essa ferramenta é programada por um ser humano?” 

Não necessariamente, hoje temos cada vez mais inteligências artificiais que coletam dados da negociação de ativos na bolsa de valores, no forex, e em cima desses dados desenvolvem parâmetros pra que o computador emita ordens de compra e venda de forma automatizada.

 

Como Funciona o Algotrading

A primeira vez que você ouve falar nesse negocio de trade com algoritmo, você pensa, beleza, vou pra praia, e meu computador vai ficar ganhando dinheiro pra mim de forma automática. Cara, pensa comigo, se fosse simples assim ninguém mais iria trabalhar, pq eu abriria uma padaria e contraria funcionários se eu posso ficar de braço cruzado em casa assistindo Netflix enquanto um computador gera dinheiro pra mim?

Então o que estão escondendo da gente? Qual é a pegadinha desses robôs? Afinal é ou não é golpe? Comenta aqui se você acha que o tal robô trader é golpe ou não é, quero ouvir sua opinião.

É o seguinte, essa área de trade automatizado é legitima, não é golpe.  Mas alguns players mal intencionados se valem dessa área para aplicarem golpes então vamos separar o joio do trigo e eu vou te mostrar tudo sobre Algotrading, e até como evitar cair em golpes comprando robôs que não funcionam, mas tem robô que funciona sim, eu não vou te vender robô nesse vídeo, nem uso mais robô trader e vou explicar porque que eu não uso mais ao longo do vídeo, mas sim, o trade automatizado feita de forma profissional funciona, vamos entender isso mais a fundo.

 

Toda Corretora Usa Algoritmos

O mundo do trade algorítmico é dominado por velocidade, precisão e algoritmos complexos. A evolução tecnológica transformou radicalmente o mercado financeiro nas últimas quatro décadas. 

Hoje, mais de 60% de todas as negociações são conduzidas por programas de alta frequência, o HFT, High Frequency Trading, que é uma estratégia de negociação automatizada onde computadores utilizam algoritmos pra executar transações financeiras em alta velocidade. 

Ou seja, no mercado financeiro as ordens de compra e venda não são mais emitidas exclusivamente por seres humanos, mas sim por códigos matemáticos que executam ordens em milissegundos. E a rapidez das máquinas supera em muito a capacidade humana.

 

A Nasdaq e o Trade Eletrônico

Essa história de HFT começou em 1983 quando a Nasdaq introduziu o trading eletrônico, antes disso como você deve saber era só gritaria e telefone {inserir video antigo anos 70 bolsa}. Até o início dos anos 2000 menos de 10% das negociações no mercado financeiro se davam por HFTs, hoje mais da metade das negociações no mercado financeiro de uma maneira geral não são feitas por seres humanos mas sim por computadores.

Mas será que os HFTs são bons pro mercado financeiro, ou prejudicam? Então, os defensores vão argumentar que os hfs aumentam a liquidez e até a eficiência do mercado por reduzirem spreads, mas os crtíticos vão lembrar de situações como a de a do Flash crash em 6 de maio de 2010 {inserir imagem gráfico flash crash 2010}  Quando os algoritmos se retroalimentando levaram o Dow Jones a uma forte queda de quase mil pontos.

Goste você ou não os HFTs hoje estão aí e vieram pra ficar. Mas como eles funcionam?

 

Definição dos Parâmetros

A primeira coisa quando se cria um algoritmo de negociação é definir os parâmetros sobre quando o algoritmo deve agir. São regras baseadas no preço, volume, timing, indicadores técnicos, são diversos modelos matemáticos. 

Depois que o algoritmo é ensinado a identificar oportunidades no mercado, quando comprar e vender e como gerenciar o risco, ele é vinculado a dados em tempo real, seja direto na plataforma ou por meio de API com a corretora, para o programa analisar constantemente os diversos mercados, de ações, futuros, etc.

Quando o algoritmo identifica uma condição específica que corresponde às regras pré-estabelecidas, ele dispara automaticamente uma ordem de compra ou venda. Isso pode acontecer em milissegundos, muito mais rápido do que um trader humano conseguiria reagir.

 

As Vantagens do Algotrading

Então aí a gente já vê as primeiras vantagens que o algo trading oferece: um programa de computador consegue monitorar vários mercados ao mesmo tempo e tomar decisões mais rápido do que uma pessoa, sem tomar o seu precioso tempo, o que traz muito mais agilidade na execução das ordens. 

Ele também consegue eliminar o fator emoção, que é o que costuma quebrar a banca de um trader quando se trata de um ser humano operando: a gente tem o medo e a ganância instalados no nosso sistema, enquanto que um programa de computador vai tomar decisões baseado puramente nos parâmetros técnicos que você configurou.

 

O Lado Negativo dos Algoritmos

Mas o lado negativo do algo trading é justamente que você não tem o controle total sobre aquela operação. Se acontece um black swan, um evento que diverge do padrão histórico do ativo, e a programação não tiver capacidade de incluir isso no processo decisório, já que ela é treinada com os dados passados daquele mercado, o resultado pode ser de um grande prejuízo.

Pra não falar da dependência da máquina, ou seja você perde a agência sobre o seu operacional, e deixa de estar aprendendo enquanto opera.

Exemplo Positivo: Jim Simons e o Renaissance

Vamos ver então alguns exemplos, positivos e negativos, de uso do trading por algoritmos. O caso mais emblemático, e um dos pioneiros dessa arte, é o Jim Simons. Ele era um matemático, que nas horas vagas quebrava os códigos secretos soviéticos, até que no final dos anos 1980, já com mais de 50 anos, resolveu abrir o hedge fund Renaissance, justo quando Warren Buffet e Ray Dalio ensinavam a operar por fundamentos, uma abordagem qualitativa, o Jim Simons contratou só físicos e matemáticos para montar modelos preditivos e ficou bilionário, com retornos maiores que os nomes tradicionais do mercado, e hoje o Renaissance é o 3º maior hedge fund do mundo.


Exemplo Negativo: Ray Dalio e a Bridgewater

O 1º maior é o Bridgewater, do Ray Dalio, que gere 160 bilhões de dólares, mas que quase quebrou ao antever uma crise em 1982 que não aconteceu, e criou o Pure Alpha, um fundo baseado em algo trading, que reverteu essa crise da Bridgewater e hoje ele se tornou um grande proponente da I.A., a inteligência artificial, como uma forma de gerir seus fundos de investimento. 

Já entre os vários fiascos advindos da confiança excessiva nos algoritmos de trading, existem três bem conhecidos:

o primeiro foi o que eu mencionei anteriormente, o Flash Crash de 2010, quando os HFTs levaram o Dow Jones a derreter em poucos minutos; 

um segundo caso de mal uso dos hfs bem conhecido é o da Knight Capital Group, que em 2012 perdeu 440 milhões de dólares, devido a um erro na programação do seu algoritmo;

o terceiro exemplo foi em 2015, quando o franco-suíço deixou de estar pareado com o euro e os mercados ficaram totalmente sem liquidez, já que isso não estava embutido na programação.

Os Robôs Trader

Trazendo para a nossa realidade de trader pessoa física, porque que eu Caio não me adaptei aos robôs mas tenho certeza que no futuro eu vou voltar a usar, deixa eu explicar. Tá vendo essa imagem {inserir imagem robô trader} isso é um exemplo de implementação em Python, ou você achava que robô trader era literalmente um robô? {inserir imagem de um androide}. 

A gente está falando de programação e eu não curto esse parte, e mesmo tendo encontrado robôs que funcionam eu percebi que nesse momento da minha trajetória no mercado financeiro eu não queria lidar com essa parte, até pq eu tinha um robô que ficava girando mas eu ficava preocupado quando desligava o computador, eu ficava preocupado de dar algum erro, de pular ordem, então eu não conseguia relaxar, mas posso garantir pra vocês que existem sim robôs que funcionam e trazem lucros, mas como prometido eu não vou tentar te vender nenhum robô nesse vídeo para que esse artigo não tenha nenhum tipo de viés. Só isso já vale o seu like pra me dar aquela força, tmj.


80% dos Institucionais é HFT

Então a gente percebe que o trading por algoritmo tende a ser mais aplicado por grandes instituições. Dificilmente um grande banco ou corretora vai deixar de aplicar, de alguma forma, algoritmos sofisticados, como os de HFT, high-frequency trading. Hoje, o volume negociado por algoritmos em certos mercados chega a 80%.

Fundos de hedge, ou de pensão, ou de gestão de ativos, não podem prescindir dos algoritmos porque não podem descarregar uma ordem de uma só vez, pois isso afetaria o preço do próprio ativo que estão negociando, então eles lançam mão desse artifício do algo trading para poder diluir a sua ordem ao longo do dia, ou em mais de um dia.

Os institucionais também usam muito os algoritmos pra arbitragem, que envolve identificar discrepâncias temporárias entre os preços de um ativo, ou desse ativo entre mercados diferentes, que é a arbitragem cross-market. 

Existem várias outras estratégias, de tendência, de scalp, mas no caso dos institucionais, eles têm acesso a tecnologias avançadas e conexão direta com os servidores da Bolsa. 


Algotrading e o Pequeno Investidor

Pro investidor individual, o uso de algoritmos pelos market makers favorece a liquidez dos mercados, mas para usar diretamente esses sistemas costuma ser por meio de um robô, por exemplo, que siga uma estratégia mais simples, como algum setup específico, ou de machine learning. 

Mas se você vier de um background quantitativo, de matemática e estatística, e já tenha conhecimento de sistemas de linguagem como Python, nada impede que você mesmo desenvolva o seu algoritmo baseado em alguma metodologia, mas para desenvolver seu próprio algoritmo, você precisa ter uma base sólida tanto em análise técnica e mercado financeiro quanto em programação e ciência de dados.

É claro que cada caso é um caso, e a sua personalidade ou sua disposição de tempo pode ser diferente da minha, mas a minha preferência pessoal, é de aprender por conta própria os fundamentos da análise técnica e aplicar manualmente, não é certo ou errado, é questão de perfil. 

E como eu disse, eu tenho certeza que eu algum momento eu vou querer voltar a usar robôs já que a cada dia que passam eles evoluem e são aprimorados. Inclusive eu diria que no futuro, todo mundo vai ter uma parte do seu portfólio sendo administrada de forma automatizada.


Dicas Para Não Cair em Golpe com Robô Trader

Mas pra você não cair em golpe aqui vão algumas dicas. Primeiro você quer saber a procedência da empresa que ta tentando te vender um robô. Se por exemplo alguém ligado ao banco btg pactual me oferece um robô eu já sei que posso confiar dado que o btg é uma instituição com mais de 40 anos de atuação no mercado. Agora, chega um cara com email @gmail.com me oferecendo robô, eu não quero nem saber, precisa ser de uma empresa ou organização confiável e com boa reputação.

Outra dica se você quiser comprar um robô trader, é entender a fundo a estratégia que esse robô esta executando. Não é só fechar o olho e ativar o robô e ir pra praia, voce precisa entender a fundo os parâmetros de decisão desse sistema automatizado. Confira também o backstest de 6 meses ou mais dessa estratégia, mas lembre-se que resultado passado não é garantia de resultado futuro. 

 

Assista o meu vídeo sobre  Algotrading:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: