A Coca-Cola é a maior fabricante de bebidas do mundo. São servidas 2,2 bilhões de doses de seus produtos a cada dia em 200 países, com sua marca sendo reconhecida por 94% das pessoas.
Hoje você vai conhecer o modelo de negócios e os números por trás da The Coca-Cola Company, e como você pode negociar as ações da empresa facilmente sem sair de casa.
O surgimento de uma lenda
A Coca-Cola original foi criada em 1886 em Atlanta, sul dos Estados Unidos, pelo farmacêutico John Pemberton, como um tônico refrescante à base de noz de cola e folha de coca, de onde veio o nome, sugerido pelo seu contador Frank Robinson, que também criou à mão o logotipo usado até hoje.
Em poucos anos, ela foi vendida pelo equivalente a U$ 77 mil para outro farmacêutico empreendedor, Asa Candler, que estabeleceu a Coca-Cola Company em 1892. Três anos depois, ela já era vendida em todos os estados americanos.
Diz a lenda que a fórmula da Coca-Cola é secreta e fica guardada no cofre da empresa. Mas é só uma lenda, o que a diferenciou desde o início foi a qualidade do seu operacional, com distribuição em todos os cantos do planeta, e um marketing imbatível.
A empresa investe em publicidade U$ 4,5 bilhões todo ano, e há mais de um século fazem campanhas famosas, como as de Natal, que definiram a imagem do Papai Noel atual, e a logo da Coca hoje é reconhecida por 94% das pessoas, uma das 10 marcas mais valiosas do mundo, estimada em mais de U$ 100 bilhões.
Um modelo de negócio híbrido
O negócio da Coca-Cola é comprar insumos como grãos de café, folhas de chá e sucos de fruta para fabricar concentrados e xaropes, que são então enviados para franquias adicionarem água e carbonatação e engarrafar a bebida.
Metade do faturamento vem de produtos finalizados e metade de concentrados, que a empresa vende para autorizados engarrafarem.
São 225 parceiros pelo mundo, em 900 plantas de engarrafamento. A Coca-Cola começa controlando diretamente a operação e o marketing, e conforme a fábrica se estabelece, a matriz vai vendendo sua participação para um franqueado.
Dona de mais de 20 marcas bilionárias
Além da marca Coca-Cola, a companhia é dona de outras 200 marcas, responsáveis por mais da metade da sua receita, sendo que 20 delas faturam mais de U$ 1 bilhão por ano, como os refrigerantes Fanta e Sprite, o esportivo Powerade, o energético Monster, suco Del Valle, água Dasani e café Costa.
A empresa tem U$ 26 bilhões em ativos e está entre as 40 maiores empresas do mundo, com valor de mercado em abril de 2024 de U$ 260 bilhões.
A empresa mais presente no mundo
A Coca-Cola é uma verdadeira empresa global, atuante em 200 países, quase o dobro do McDonald’s, que também tem vídeo aqui no canal, na playlist ‘Stocks’.
Você só não encontra Coca-Cola em 2 países do mundo, os suspeitos de sempre: Cuba e Coréia do Norte, que coletivizaram até o C da Coca.
⅓ do faturamento da empresa vem da América do Norte, mas em outras regiões ela tem maior lucratividade: da América Latina vem 12% do faturamento, mas 22% do lucro da Coca, com os mexicanos sendo os maiores consumidores de Coca por habitante, quase o dobro dos americanos.
Há mais de 100 anos na Bolsa
A receita da companhia em 2023 foi de U$ 45 bilhões, um crescimento de 6%, e lucro líquido de U$ 13 bilhões, o que dá uma margem de lucro de 24%.
A Coca-Cola estreou na Bolsa de Valores em 1919, e um banco que na época recebeu U$ 100 mil pela subscrição das ações, vendeu tudo em 2012 por U$ 2 bilhões, um retorno de 20 mil vezes, ou 2 milhões por cento, em 93 anos, que ajustado pela inflação dá quase 11% ao ano.
Uma ação no IPO se desdobrou em mais de 9 mil ações hoje, depois de 11 stock-splits, e no ano seguinte ao IPO, a empresa já distribuiu proventos. Em 2024 faz 62 anos seguidos que a Coca-Cola aumenta seus dividendos pro acionista.
43% das bebidas não-alcoólicas é da Coca
O lado de Warren Buffett na Guerra das Colas
A competição entre as duas ficou conhecida como A Guerra das Colas, e a Coca-Cola só ficou para trás quando lançou a New Coke em 1985, mudando a fórmula original da sua bebida-mãe, o que rendeu mais de 8 mil reclamações por dia e a fez voltar atrás em menos de 3 meses.
Isso porque os consumidores cresceram com a Coca, e seus produtos se relacionam na mente das pessoas a momentos de confraternização e prazer, quesito no qual a empresa tem um marketing pioneiro.
A Coca-Cola tanto é um ‘investimento de valor’ que a Berkshire Hathaway, do Warren Buffet, comprou quase 10% do capital da empresa entre 1988 e 1994, por U$ 1,3 bilhão, e recebeu de dividendos U$ 75 milhões naquele ano. Eles hoje têm a mesma posição e recebem U$ 700 milhões em dividendos, quase 10 vezes mais.
Veja no vídeo como se comportaram as ações da The Coca-Cola Company: