Fala pessoal, nesse artigo vamos ver tudo sobre índices de mercado, quais são os principais índices, como são calculados, e como operar índices utilizando instrumentos financeiros que acompanham a oscilação desses índices. Mas vamos do zero, o que é um índice no mercado financeiro?
Quando a gente organiza um conjunto de ativos com critérios específicos, conseguimos criar um índice, que vai nos fornecer uma visão geral de um determinado mercado. Como assim? Imagina o índice Dow Jones DJIA, o mais famoso índice de ações. Por que inventaram esse negócio? Porque a gente quer ter uma noção de como tá indo o mercado de ações hoje, está subindo, caindo, lateral?
Eu não quero ter que olhar pra cada empresa individualmente, todo dia vou olhar o gráfico de 30 ações norte americanas pra tirar uma conclusão se a bolsa tá subindo ou caindo? Não, eu vou olhar pro gráfico do índice Dow Jones que ele já calculou toda a oscilação de várias empresas Blue chips que compõe esse índice e nos forneceu uma média. Nos forneceu um benchmark, ou seja, uma referência, não entendi, então.
Os Benchmarks dão a Medida
Como você sabe se está mandando bem como Trader ou investidor? Comparando o seu desempenho com algum benchmark. Se eu opero ações brasileiras meu benckmark vai ser o Índice Bovespa. Se eu opero ações americanas de tecnologia posso usar o Índice Nasdaq, inclusive posso operar o próprio Nasdaq que eu vou mostrar na prática nesse vídeo como se opera os maiores índices do mundo.
Os Índices não se restringem a ações, eles podem ser de uma variedade de mercados como por exemplo índices de commodities, então dentro desse índice agente vai ter o preço do petróleo, do milho, do cobre, da prata, esse índice vai ser sua referência de como está a tendência das commodities de uma maneira geral. ou pode ser também um índice de commodities agrícolas apenas. Você mesmo conseguiria criar o seu próprio Índice inclusive, por exemplo você pega as 5 maiores altcoins em capitalização de mercado, e cria um índice utilizando o mesmo cálculo do sp500, ou seja vamos entender isso aqui. O índice sp500 pega 500 ações da NYSE, e como se dá o cálculo?
Como se monta um índice
Imagina que o índice S&P 500 é esse círculo {aparece um círculo do meu lado} Dentro dele vão ter 500 empresas, tipo {aparece escrito dentro do círculo: MSFT, AAPL, AMZN, NVDIA. O valor do índice S&P500 é calculado por uma metodologia ponderada de capitalização de mercado de flutuação livre, como assim, calma é simples, esse cálculo primeiro pega a capitalização de mercado de cada ação dessas 500 que compõem o índice só que ele pega o número de ações em circulação de cada empresa e multiplica pelo preço atual da ação.
Enfim, o que importa é você entender que existem diferentes critérios no cálculo de diferentes índices do mercado, que podem ser Índices ponderados ou não ponderados. Eu posso simplesmente pegar as 100 maiores empresas norte americanas, acabou, sem nenhum outro critério. Ou eu pego as 100 maiores empresas americanas excluindo o setor financeiro, que é o índice Nasdaq100 vou mostrar como opera já já.
Outro exemplo, índice NYSE Composite, pega toda as ações da new York Stock Exchange, todas mesmo, sem discriminação, o seu valor é baseado na capitalização de todas as ações da bolsa. Já o índice DJIA que a gente mencionou anteriormente mas eu passei batido e num falei do calculo, é simplesmente uma média ponderada do preço, construído com base na soma das cotações de 30 ações e dividindo o total por um divisor, e esse calculo vai sempre se alterando a medida que entram empresas e saem empresas desse Índice Dow Jones.
Mas chega de teoria, o que importa entender aqui é que existem milhares de Índices dos mais variados mercados e setores da economia, e existem instrumentos financeiros que nos possibilitam operar os índices. Ou seja o índice SP500 é só um cálculo, pra eu conseguir emitir uma ordem de compra e venda eu vou usar ou o o ETF SPY que vai oscilar juntinho com esse índice, ou dependendo do país em que você vive você pode vir aqui em índices, US500, consigo comprar e vender isso aqui que oscila junto com o próprio S&P 500.
Não é recomendação, preciso reforçar que esse canal tem inscritos no mundo inteiro, alguns países permitem operar em determinadas plataformas outros não permitem, certifique-se de seguir a legislação do seu país.
Seguindo aqui, vocês veem que tem até um índice brasileiro.
Veja o vídeo para conhecer: