OBV indicador e Estratégia explicada (Day Trade e Swing Trade)

O OBV é um Indicador de Volume que Precede o Preço e Pode Ser Usado de Várias Formas

Você já tentou de tudo e está quase desistido do Day Trade e Swing Trade até que você descobre uma estratégia que funciona, e você começa a perceber que grandes nomes do mercado financeiro tipo Marcio Noronha o pai da análise técnica no Brasil, utilizam o indicador base dessa estratégia. A gente está falando do OBV, um indicador da categoria de osciladores, um indicador de volume, e um indicador que precede o preço, que nos fornece sinais antecipados.

Esse indicador pode ser usado de várias formas, ele pode mostrar divergências antecipando uma reversão do mercado, ele pode romper uma zona de consolidação antes do próprio preço romper, vou mostrar mais pra frente isso, e ele ajuda a confirmar a solidez de uma tendência de alta ou uma tendência de baixa.

 

Uma Estratégia com OBV

Mas será que é bom demais pra ser verdade? Vou revelar uma estratégia com OBV, uma não, algumas, mas a melhor delas é a da divergência, e esse é um indicador tão bom, que ele possibilita até que você tire do gráfico as barras de volume financeiro, essa na forma de histograma, você pode até tirar as médias móveis, tira tudo do seu gráfico, coloque apenas o OBV e siga o passo a passo que eu vou ensinar nessa aula.

Mas cuidado, se você não pegar a explicação inteira de todas as aplicações do OBV você vai usar errado a sua vida toda, então assiste até o final que eu vou revelar como realmente aplicar estratégias com OBV na prática, e você pode usar no mercado de Ações, Criptos, Forex, mini índice e mini dólar, e você escolhe o tempo gráfico que o OBV vai funcionar, mas nunca isoladamente, eu vou mostrar que o gatilho de entrada na operação é por Price Action utilizando um apoio do OBV.

Então eu vou do zero, pra esse aqui ser o artigo definitivo de OBV.

 

Joseph Granville e o Saldo do Volume

O OBV é o Saldo do Volume, ele mostra se o dinheiro ta entrando ou saindo, ele revela inclusive a atuação de Market makers, que são os institucionais. É um indicador de momentum criado por Joseph Granville nos anos 60 e publicado no seu livro Granville’s New Key to Stock Market Profits. Esse indicador utiliza o volume pra prever mudanças de preço, até pq o volume precede o preço.

O Joseph Granville constatou que o volume é a força por trás do mercado, e ele desenvolveu o OBV pra projetar quando grandes movimentos aconteceriam no mercado com base na mudança de volume.

Esse Granville ficou famoso pq as calls que ele fazia se concretizavam, sendo a mais famosa delas {aparece gráfico} em 22 de Abril de 1980, olha como o mercado derretia, o Joseph Granville fez call de compra. Ou 6 de janeiro de 1981 bem nesse topo aqui, call de venda, nas semanas seguintes o Dow Jones devolveu 21 bilhões de dólares.

 

A Relação do Preço com o Volume

Mas o que que ele descobriu que deixou ele tão rico e famoso, que é por isso que você deveria ler esse texto até o final, é algo bem simples, ele percebeu que quando o volume aumenta de forma acentuada mas não é acompanhado por uma mudança acentuada no preço, o preço eventualmente vai subir, e vice versa, fica tranquilo que vou mostrar detalhadamente aqui no gráfico mas só depois que vicie der um like, to esperando, a aula só vai continuar depois do seu like.

Esse indicador consiste numa linha continua. Só isso aqui já é muito bom pra quem gosta de gráfico limpo. Não é um daqueles indicadores tipo nuvens de ichimoku que polui o gráfico. É simplesmente uma linha. aí vicie fala “caio mas a média móvel também é uma linha, pra que aprender a usar OBV” Cara a média móvel é atrasada, é um Legging Indicator, isso aqui que eu to mostrando pra você, é antecipado.

Beleza, e essa linha continua, cumulativa ja vou explicar pq é cumulativa, ta mostrando pra gente alterações no volume, com o objetivo de prever mudanças de preço, e a análise dessa linha se dá sempre em comparação com o preço, revelando divergências ou convergências. Ou seja, o indicador e o preço estão em desacordo ou em acordo?

Martin Pring e o OBV

Esse livro aqui na minha mão é o melhor livro de análise técnica, não é o do Joseph Granville, esse aqui é do Martin Pring, e na página 555 ele aborda o famoso indicador OBV. Olha só o que ele fala. “O volume para o dia é adicionado quando o preço sobe e subtraído quando cai”. Mas você escolhe o tempo gráfico, as unidades de volume a serem subtraídas ou adicionadas se darão com base nesse período de tempo.

Funciona em todos os tempos gráficos, mas no diário tem menos ruído do que no intradia, como qualquer indicador. E o Martin Pring continua, “o OBV, portanto, oferece uma aproximação grosseira da pressão de compra e pressão de venda (…) ele é interpretado comparando a linha com o preço, usando divergências, rompimentos da linha de tendência, padrões de preços e cruzamentos da média móvel para apontar sinais subjacentes de força ou fraqueza”.

 

Um Indicador de Divergência

Pra ninguém ficar perdido deixa eu recapitular o que é uma divergência de baixa e uma divergência de alta, e isso num serve só pra OBV, serve pro IFR, ou qualquer outro oscilador. Se o preço deixa topos mais altos, e o indicador deixa topos mais baixos, temos uma divergência de baixa. Se o preço deixa fundos mais baixos e o indicador fundos mais altos temos uma divergência de alta.

Beleza, simplificando tudo que foi dito até agora, tamo aqui no gráfico diário de uma ação brasileira, nos dias de alta o volume negociado é somado ao Saldo do Volume que é o OBV, e nos dias de queda o volume negociado é subtraído do OBV. E se o mercado fechar no zero a zero, o OBV vai permanecer inalterado, vai permanecer o OBV do dia anterior.

 

O Cálculo do OBV

Então um exemplo de como funciona o cálculo do OBV:

Dia 1: ação fechou a $10, volume negociado de 100.000, OBV = 100.000
Dia 2: ação fechou a $11, volume negociado de 90.000, OBV = 190.000
Dia 3: ação fechou a $10,50, volume negociado de 100.000, OBV = 90.000

(Dia 2 se o preço foi de 10 pra 11, ele subiu, então eu somo o volume do dia anterior com o de hoje que daria obv de 190.000.

(Dia 3, se o preço caiu, eu vou subtrair o volume, então 190 mil menos 100 mil, )

 

Agora chega de teoria mermão meu negocio é ganhar dinheiro, vamos ver como operar OBV aliado ao Price Action:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: