Pessoas que Perderam Tudo no Mercado Financeiro

Conheça os 3 Casos Mais Emblemáticos de Traders que Perderam Tudo por não ter Gerenciamento de Risco

Imagina você ser milionário e perder tudo da noite pro dia. Nesse artigo vamos ver três histórias de pessoas que perderam tudo no mercado financeiro. Um deles se isolou para sempre numa ilha. Mas será que essas histórias reforçam o estereótipo de que  mercado financeiro é igual cassino, ou será que esses especuladores perderam tudo por conta de erros que poderiam ter sido evitados? 

Vamos ver a história do day trader que levou a conta para 1 milhão de dólares e depois devolveu tudo em um mês. Vamos ver um trader fundamentalista que perdeu 100 bilhões em 2 dias. E vamos ver também a história de um empresário que abriu capital na Bolsa de valores, mas acabou perdendo tudo e virou uma espécie de Robinson Crusoé. 

O mercado financeiro é o melhor lugar para ganhar seus milhões, mas também para perdê-los

Bill Hwang

A primeira história é do Bill Hwang, o homem que perdeu R$ 100 bilhões em 2 dias. Imagina ele chegando em casa pra dar essa notícia pra mulher. Ele nasceu na Coreia do Sul em 1964, depois se mudou para os Estados Unidos, onde foi estudar economia na UCLA. Mas a carreira no mercado financeiro começa quando ele consegue um emprego na Hyundai Securities, em Nova York. 

Depois ele foi trabalhar numa firma de investimentos chamada Peregrine Investments Holding, onde conheceu o bilionário gestor de Hedge Fund chamado Julian Robertson, fundador da Tiger Management, um dos primeiros hedge funds dos anos 80. O retorno médio anual entre 1980 e 1998 era de mais de 30%, enquanto o S&P 500 rendeu um pouco mais de 12% no mesmo período. 

Esse Julian Robertson, para quem não sabe, começou com um pouco mais de 8 milhões de dólares dele e familiares, e transformou em 20 bilhões de dólares ao longo de 2 décadas. Esse cara foi o mentor do Bill Hwang e inclusive deu dinheiro pra ele abrir seu próprio hedge fund, o Tiger Asia Management, que como o nome já diz, era focada em investimentos no mercado asiático. Mas a sede era em Nova York. Teve 5 bilhões de dólares sob gestão no seu auge. 

Em 2012 que os problemas começam pro Bill Hwang, sendo condenado a pagar uma multa 44 milhões de dólares por insider trading, o que significa que ele tinha informações privilegiadas, e montava operações no mercado financeiro usando essas informações, no caso ele entrou vendido em ações de 3 bancos da china. 

Bill Hwang é aquele seu cunhado que perde R$ 100 bilhões em 2 dias

Então ele encerrou as atividades da Tiger Asia e abriu um negócio chamado Family Office (Archegos Capital). Para quem não sabe, quando você fica muito rico, você meio que tem que abrir uma empresa para gerenciar sua grana. 

A tragédia financeira começa agora. Ele pegava dinheiro emprestado com bancos como Credit Suisse, Goldman Sachs, Morgan Stanley (Numura, Deutsche Bank, UBS), se alavancava comprando ações como Shopify e Viacom CBS (Baidu). E a gente está falando de empréstimos na ordem dos bilhões. O método dele era análise fundamentalista, então ele via demonstrativos financeiros dessas empresas, e foi montando um portfólio, só que um portfólio muito concentrado. O problema é que ele usava um instrumento financeiro chamado Swaps. 

Os bancos que emprestaram dinheiro para ele que apareciam como detentores daquelas posições em ações. Isso manteve ele no anonimato por muito tempo. Mas em março de 2021, as ações do portfólio dele começaram a derreter, e ele alavancado em 5 vezes. 

Todas as posições foram sendo liquidadas num efeito cascata, e ele perdeu 20 bilhões de dólares ou 100 bilhões de reais em 2 dias. O julgamento do ex-bilionário foi marcado pro final de 2023, eu estou escrevendo esse artigo antes do julgamento, então se você está assistindo no futuro, vai poder saber o resultado dessa história.

David Glasheen

Agora vamos ver a história do australiano David Glasheen, também conhecido como o Robinson Crusoé da vida real, já que ele abandonou a vida na cidade e se mudou para uma ilha deserta depois de perder tudo no crash de 1987.

Ele era  de um empresário bem sucedido da Baía de Sydney, até que começou uma empresa de mineração e um tempo depois conseguiu abrir capital na bolsa de valores da Austrália, a Australian Securities Exchange. 

Ele conseguiu pegar carona no Bull Market dos anos 80, e as ações da empresa dele saltaram de 25 centavos de dólar, para 1,40. Agora ele estava oficialmente milionário, com cerca de 10 milhões de dólares no papel, mas o que ele não sabia é que uma das piores crises da história estava para acontecer. Em 19 de outubro de 1987, na segunda-feira negra, as bolsas em NY começam a derreter numa velocidade sem precedentes, e todas as bolsas ao redor do mundo são puxadas pelo movimento de pânico. 

O problema é que quase todo o patrimônio do David estava nas ações da sua própria empresa, e ele ficou vendo as cotações caírem de 1,40 para 28 centavos, e depois chegarem a 2 centavos. Ele deixou de ser milionário da noite pro dia. Em 1991, o banco tomou a casa dele, e agora ele estava oficialmente pobre, e pedindo abrigo no sofá de amigos para passar as noites. 

Com o passar dos anos ele foi conseguindo sobreviver, até que ouviu falar de uma ilha que estava à venda por 1,2 milhões de dólares. É claro que ele não tinha esse valor, mas conseguiu convencer alguns amigos investidores de que aquela ilha era um bom investimento, então a ilha foi dividida no papel em 8 partes, sendo o David dono de um oitavo, mas ele conseguiu fazer um acordo onde ele viveria na ilha e assim cuidaria dela, até construiria um resort, algo que nunca veio a acontecer.

 

David Glasheen perdeu tudo no Crash de 1987 e virou o Robinson Crusoé da vida real

Em 1997, ele arrumou uma pequena mala e se mudou para a ilha com a sua namorada na época. Mas ela não aguentou a vida sem energia elétrica, sem poder pedir uma pizza, e meteu o pé da ilha, deixando o David com um cachorro e a casinha que ele construiu. 

Mas a ideia romântica de uma vida perfeita numa ilha paradisíaca não podia estar mais longe da verdade. Ele perdeu 2 cachorros picados por cobra venenosa, e a ilha é cheia de mosquito e formiga. As águas são infestadas de tubarão, e acredite se quiser, tem até crocodilo de água salgada na ilha. 

Como se não bastasse, a ilha já foi atingida por 3 ciclones, que quase tiraram a vida do David. O último ciclone foi em 2019, o ciclone Trevor, que causou estragos na ilha e na casa do David. Há uns anos atrás, ele se acidentou e fraturou o quadril, tendo que ser resgatado por um helicóptero e levado para o hospital. Ele diz que em 2003, o ator Russell Crowe ancorou o iate próxima à ilha em plena lua de mel e pediu para tirar uma foto com o David, mas ele recusou. Hoje ele vive com 2 manequins, a Miranda e a Phillys, e 2 cachorros. 

Richard Dobatse

A próxima história é de um day trader, ele fez um milhão de dólares, mas depois devolveu tudo pro mercado. O Richard Dobatse mora em San Diego, California. Em 2017, ele baixou um aplicativo de day trade chamado Robinhood. Fundado em 2013 por 2 empreendedores (Vladimir Tenev e Baiju Bhatt), a missão do Robinhood era democratizar o acesso ao mercado financeiro, que historicamente só era acessado pela camada mais rica da população. 

Então, eles fizeram um aplicativo bem intuitivo, com poucos botões, muitos emojis, sem taxa de corretagem, tornando fácil para qualquer pessoa clicar o botão de comprar e vender instrumentos financeiros sofisticados, desde ações até criptomoedas. O Robinhood foi ganhando popularidade ultrapassando o valuation de 1 bilhão de dólares em 2017, que foi quando o Richard começou a usar o aplicativo. 

O problema é que o Richard pegou um empréstimo de 15 mil dólares para começar suas operações de day trade. Ele começou tendo prejuízo, teve até que pegar mais dois empréstimos de 60 mil dólares, mas conseguiu virar o jogo e levou a conta para a casa de 1 milhão de dólares em 2021. Se a história terminasse aí, a gente não estaria nem falando do Richard, já que esse vídeo é sobre pessoas que perderam tudo no mercado financeiro. 

Richard Dobatse ganhou mais de 1 milhão de dólares e devolveu tudo no aplicativo Robinhood

Ele perdeu a mão nas operações de day trade e começou a devolver tudo pro mercado, saindo de 1 milhão para 6 mil dólares. O erro do Richard já começa pelo fato de pegar empréstimos para fazer day trade. Jamais faça isso. Segundo, ele se atirou no mercado sem ter uma estratégia, foi pura sorte ele ter levado a conta pra 1 milhão de dólares antes de quebrar. 

E pelos números a gente percebe que não houve gerenciamento de risco. Você só leva uma conta de alguns milhares até um milhão tão rápido se você ou se alavancar, ou se você concentrar tudo em algum ativo e esse ativo multiplicar em várias vezes. 

Então, olha quanta cagada ele fez. Depositou na corretora dinheiro de empréstimo, se alavancou, não tinha plano de trading, não tinha gerenciamento. Porque se você chega a 1 milhão, você tem que definir ali um ponto: “essa conta não pode ir abaixo de 200 mil, se chegar ali eu paro de operar, dou um tempo do mercado, tento me reerguer de alguma forma”, você não vai operando até chegar a zero. 

O Erro em Comum: Falta de Gerenciamento

E assim como as outras histórias, não teve diversificação. Porque se ele faz um trade em 2 mercados com correlação negativa, se um der stop, pelo menos em outro ele pode ver a cor do lucro, então pra perder um milhão assim, ele certamente concentrou, mas ele não entrou em detalhes na entrevista que ele deu pro New York Times, então a gente só pode especular. 

E o caso do Bill Hwang tem sua similaridade, apesar de ser numa proporção dos bilhões, muito diferente, mas o Bill Hwang tava alavancado em 5 vezes, e também não diversificou, estava concentrado em ações da Viacom CBS. 

E o outro lá, o papai Noel de férias na ilha, mesma coisa, concentrado nas ações da sua própria empresa, vem o crash de 1987, ele perde tudo, e se ele tivesse uma regra de ter 25% em títulos do governo, 25% em caixa. Então, diversifique não apenas seus investimentos, diversifique suas operações de day trade, evitando abrir múltiplas posições em ativos correlacionados. Jamais se exponha ao risco da ruína, a qualquer momento pode vir o próximo crash, como você está se preparando para isso?

 

Confere o meu vídeo sobre esses traders que perderam tudo:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: