PRICE ACTION ou ANÁLISE TÉCNICA (qual dá mais dinheiro?)

Price Action e Análise Técnica São as 2 Abordagens Que Você Precisa Conhecer Se Quiser Ser Trader
O livro de Martin Pring de 1985 é considerado 'a Bíblia da Análise Técnica'

Price Action ou Análise Técnica? Qual o melhor pra ganhar dinheiro? Nesse artigo eu vou mostrar todas as vantagens e desvantagens do Price Action e da análise técnica e vou passar as principais referências de cada uma dessas abordagens para te poupar meses pesquisando na internet. 

E eu vou revelar… porque eu abandonei uma dessas abordagens técnicas, não quero mais na minha vida, e eu vou explicar o porquê… talvez a explicação te surpreenda. Então vamos lá!

 

Duas Abordagens Gráficas

Primeiro de tudo, Price Action e Análise Técnica são as duas principais abordagens de análise gráfica para lucrar com a oscilação de preço de um ativo. Ponto. Mas de que ativo a gente tá falando? Qualquer um, sejam ações, moedas, índices, criptos, boi gordo.

Tanto Price Action quanto Análise Técnica funcionam em todos os mercados. Isso acontece porque a oscilação dos preços é resultado da ação de milhares de seres humanos comprando e vendendo, guiados por emoções. Independente do mercado que a gente tiver falando, cripto ou futuros, são sempre seres humanos conduzidos pelas mesmas emoções. 

Até por isso, um gráfico de 100 anos atrás tem as mesmas características de um gráfico atual, apresenta os mesmos padrões.

 

Preço e Probabilidade

Essas duas metodologias são usadas por especuladores para saberem o momento de comprar e vender com as probabilidades a seu favor. Se você não entender a questão da probabilidade, você não vai ter moral de botar na bio do seu Instagram Profissão Trader. 

Eu tenho um vídeo onde explico a questão da probabilidade.

A ideia central tanto da Análise Técnica quanto no Price Action é que o preço desconta tudo. 

Então, você não precisa olhar notícias, balanços de empresas, já está tudo embutido no preço, portanto você só precisa de um gráfico de preços para tomar sua decisão de investimento. 

Mas vamos definir o que é Price Action e o que é Análise Técnica pra começo de conversa.

 

Definindo Estratégias de Mercado

A Análise Técnica é uma abordagem utilizada por investidores ou especuladores, como preferir, que observa o comportamento do preço junto a outras métricas, como volume financeiro, médias móveis, tudo com o objetivo de encontrar evidências da tendência atual do mercado, de modo que a gente possa tirar proveito disso. Não precisa fazer cara de Nazaré, eu vou simplificar esse negócio. 

A análise técnica utiliza indicadores e não apenas o preço isoladamente. E o Price Action faz o que? A tradução de Price Action é “ação do preço”, ou seja o comportamento do preço. O Price Action se restringe a analisar o preço exclusivamente, ele não busca mais evidências pra tomada de decisão em indicadores gráficos tipo média móvel, volume financeiro, estocástico. O Price Action tá preocupado apenas com o preço.

 

Indicadores e Tomada de Decisão

Legal, mas qual o melhor pra ganhar dinheiro? Então, vamos analisar essa questão mais a fundo, vamos pensar nas vantagens e desvantagens do Price Action e da análise técnica pra gente decidir qual o melhor pra eu lavar a égua, arrebentar a boca do balão, eu quero valer meu peso em ouro! Foi mal pessoal, me empolguei.

O problema da análise técnica, é que a maioria dos indicadores são atrasados, e a tomada de decisão precisa levar em conta uma série de coisas e não apenas a movimentação do preço como no Price Action.

Simplificando o Processo Decisório

Já viu aqueles gráficos que tem tanta linha, tanto indicador, que você mal consegue enxergar a tendência do mercado, que é a base de tudo, lembra que o preço desconta tudo? Então pra que acrescentar uma Banda de Bollinger, MACD, Nuvens de Ichimoku… acaba ficando mais difícil tirar dinheiro do mercado. 

Porque cada indicador tá falando uma coisa, e se você esperar todos os indicadores avisarem que é a hora de comprar, já vai ter passado a hora de comprar.  O Price Action é utilizado por muitos traders porque ele simplifica o processo de tomada de decisão, ele reduz as variáveis e coloca toda a sua atenção no preço, no comportamento do preço.

 

Vantagem: Confluência de Evidências

Mas eu não vou ficar aqui só detonando a Análise Técnica, e puxando sardinha pro Price Action. Ela tem suas vantagens também. Eu falei agora há pouco que as pessoas colocam muitos indicadores no gráfico o que acaba atrapalhando. 

Mas vamos dizer que você segurou a onda dos indicadores, parou de traçar linhas imaginárias no gráfico {tapa} só colocou uma média móvel para ajudar a enxergar a tendência do mercado, já que ela suaviza ruídos. E aí você acrescenta um IFR no gráfico pra num dar mole em divergências, e para evitar comprar em região de sobrecomprado, aí sim a gente começa a ver umas vantagens da análise técnica em relação ao Price Action. 

A maior vantagem é a confluência de evidências. Quando a gente diz evidências na Análise Técnica, tamo falando de informações contidas no gráfico que revelam algo sobre a briga entre compradores e vendedores. Quanto mais evidências a gente tiver apontando para uma direção, mais convicto a gente vai estar para emitir uma ordem de compra ou venda, e para definir o tamanho da mão que a gente vai entrar na operação. Se tiverem muitas evidências eu entro com 50 mil reais, se tiverem poucas evidências eu entro com 15 mil.

 

Topos e Fundos como a Maior Evidência

A primeira e mais importante evidência na Análise Técnica é a progressão de topos e fundos, porque é a partir disso que a gente determina a tendência daquele mercado. O mercado se move em zigue-zague e por conta disso ele vai formando os chamados topos e fundos. A definição de uma tendência de alta é a progressão de topos e fundos mais altos, ou seja, cada fundo e cada topo que o mercado estabelecer vai ser mais alto que os topos e fundos anteriores. E a tendência de baixa é a progressão de topos e fundos mais baixos.

E como eu prometi, passar referências ao longo do artigo, aqui vão 3 maiores referências para você estudar Análise Técnica:

– Livro Análise Técnica Explicada do Martin Pring; 

– Livro ‘É só isso’ do Marcio Noronha; 

– E a terceira referência, uma playlist do YouTube que eu mesmo montei chamada “Melhores aulas de trade e análise técnica”.  

 

A Abordagem Certa Para o Seu Perfil

E como você escolhe qual a melhor abordagem pro seu perfil? Simples. Se você por exemplo tem paralisia decisória, não consegue tomar decisão, por conta do excesso de ferramentas e indicadores no gráfico, é porque o Price Action bate mais com o seu perfil. 

Agora, se você busca mais evidências, mais confirmações para sua tomada de decisão, não sofre de paralisia decisória, você vai acabar sendo atraído pela análise técnica. Eu abandonei o Price Action. Por quê?

Ué, porque na minha metodologia operacional existe um critério de compra e venda baseado no volume financeiro e na média móvel de 20. Como é que eu vou usar Price Action se eu tenho uma metodologia que envolve indicadores? 

Mas se você quiser utilizar Price Action porque bate mais com o seu perfil, as referências são as obras do Al Brooks, começa lendo pelo Tendências, e outra referência é um cara aqui do Brasil, meu brother inclusive, Felippe Aranha, você encontra no Youtube. A melhor abordagem para ganhar dinheiro com certeza absoluta, eu falo isso sem medo de ser feliz, a melhor abordagem para ganhar dinheiro é a que mais bate com o seu perfil. Para não ficar só na teoria, deixa eu mostrar na prática o Price Action versus Análise Técnica.  

 

Confere o vídeo que eu fiz para te explicar (a partir do minuto 8):

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: