VWAP – Como usar esse indicador no Day Trade

A VWAP é um dos Poucos Indicadores que um Trader Deve Usar

Se você operar junto com a VWAP você vai estar operando junto com o BIG Player. Hoje existem mais de mil indicadores técnicos pra usarmos em operações de day trade swing trade e position. Mas a maioria desses indicadores só atrapalham.

Nesse artigo você vai conhecer um indicador que de fato ajuda na leitura do mercado ao invés de apenas poluir seu gráfico. É um dos os melhores indicadores da análise técnica. Vamo ver tudo sobre VWAP, como usar, melhores setups, e se funciona no mini índice e mini dólar. E eu vou mostrar estratégias com vwap, testadas e comprovadas ao longo de décadas que eu nunca mostrei em mais de 4 anos de canal. Aliás, se você não me conhece eu sou o Caio, e esse é o canal O Cara do Mercado.

 

A VWAP é um benchmark da execução de grandes lotes

VWAP é um indicador da Análise Técnica. A sigla vem do inglês VWAP, Volume Weighted Average Price. Ou seja, é o preço médio ponderado pelo volume. Ela é conhecida como um “benchmark de execução de grandes lotes”. Como assim? Os institucionais tem ela como uma referência de um bom preço pra montar ou sair de posições causando o menor impacto possível no mercado.

Grandes lotes são executados na VWAP e isso fornece pra gente os setups de entrada no trade que mais pra frente eu vou mostrar. Olha aqui no gráfico, a VWAP é essa linha verde. Pra essa aqui ser uma aula completa e você entender pra sempre a VWAP, vou explicar como ela é calculada, e aí sim a gente volta pro gráfico pra ver os setups de entrada por VWAP.

 

O cálculo da VWAP considera o preço e o volume

O cálculo da VWAP é o seguinte {digito “VWAP = Preço Típico X Volume / Volume Cumulativo“), vamos destrinchar essa equação. O cálculo da VWAP se inicia quando abre o pregão, o dia anterior não interessa, a não ser q vc esteja usando uma VWAP semanal ou mensal mais pra frente explico isso, mas no geral o pessoal usa a VWAP daquela sessão de negociação.

Primeiro você quer saber esse camarada aqui o tal do Preço Típico, (circula Preço Típico). Basta somar máxima, mínima e fechamento e dividir por 3. Olha aqui (mostrar nas configurações do Trading View). Ou seja você está pegando a média da máxima, mínima e fechamento, e assim temos o primeiro componente dessa nossa equação da VWAP.

A VWAP considera o preço ajustado pelo volume

To indo devagar pra todo mundo acompanhar o raciocínio, qualquer coisa escreve ai no chat ao vivo que eu vou mais devagar, to de sacanagem isso aqui é gravado. (Slap) Próximo passo é multiplicar esse valor que a gente tá chamando de Preço Típico pelo volume no período. Lembra que a VWAPtem o volume como um elemento de peso? 

Diferente de uma média móvel, que ta preocupada com o preço em um determinado período, ja a VWAPta preocupada com o preço médio ajustado pelo volume. E aqui na fórmula a gente vai dividir tudo pelo volume total ou cumulativo, que é a soma de todo o volume que saiu até então no mercado. Olha que interessante. Isso te dá maior precisão em determinar um nível de preço importante pro mercado, quanto mais volume negociado em determinado preço mais relevante ele vai ser no cálculo.

 

A melhor opção para trade

Digamos que você ta no tempo gráfico de 5 minutos do mini índice que a gente opera pelo BTG Pactual parceiro do canal, link pra vc se cadastrar na descrição, mas a aula eu dou sempre aqui pelo Trading View. Mas se quiser emitir ordem de compra e venda no mini índice mini dólar vai pela plataforma Profit Chart através da corretora BTG.

– Estratégias

–  Suporte e Resistência

– Confluência mm200 ou Fibonacci

 

Assista meu vídeo de VWAP:

 

Se inscreva na Central!

Se inscreva para receber as novidades por e-mail: